Mecânica

A Mecânica é o ramo da Física que estuda o movimento e suas causas. Vários fenômenos físicos estão relacionados do estudo do movimento, como o movimento de uma bola, o movimento dos planetas, entre outros fenômenos.
Mecânica é o ramo da Física responsável pelo estudo dos movimentos dos corpos, bem como suas evoluções temporais e as equações matemáticas que os determinam. É um estudo de extrema importância, com inúmeras aplicações cotidianas, como na Geologia, com o estudo dos movimentos das placas tectônicas; na Medicina, com o estudo do mapeamento do fluxo de sangue; na Astronomi,a com as análises dos movimentos dos planetas etc.
As bases para o que chamamos de Mecânica Clássica foram lançadas por Galileu GalileiJohannes Kepler e Isaac Newton. Já no século XX Albert Einsteindesenvolveu os estudos da chamada Mecânica Relativística, teoria que engloba a Mecânica Clássica e analisa movimentos em velocidades próximas ou iguais à da luz. A chamada Mecânica Quântica é o estudo do mundo subatômico, moléculas, átomos, elétrons etc.
→ Mecânica Clássica
A Mecânica Clássica é dividida em Cinemática e Dinâmica.
Cinemática é o estudo matemático dos movimentos. As causas que os originam não são analisadas, somente suas classificações e comparações são feitas. O movimento uniformemovimento uniformemente variado e movimento circular são temas de Cinemática.
A Dinâmica é o estudo das forças, agente responsável pelo movimento. As leis de Newton são a base de estudo da Dinâmica.
→ Mecânica Relativística
A Mecânica Relativística mostra que o espaço e o tempo em velocidades próximas ou iguais à da luz não são conceitos absolutos, mas, sim, relativos. Segundo essa teoria, observadores diferentes, um parado e outro em alta velocidade, apresentam percepções diferentes das medidas de espaço e tempo.
Teoria da Relatividade é obra do físico alemão Albert Einstein e foi publicada em 1905, o chamado ano milagroso da Física, pois foi o ano da publicação de preciosos artigos científicos de Einstein.
→ Mecânica Quântica
A Mecânica Clássica é um caso-limite da Mecânica Quântica, mas a linguagem estabelecida pela Mecânica Quântica possui dependência da Mecânica Clássica. Em Quântica, o conceito básico de trajetória (caminho feito por um móvel) não existe, e as medidas são feitas com base nas interações de elétrons com objetos denominados de aparelhos.
Os conceitos estudados em Mecânica Quântica mexem profundamente com nosso senso comum e propõem fenômenos que podem nos parecer estranhos. Como exemplo, podemos citar o caso da posição e da velocidade de um elétron. Na Mecânica Clássica, as posições e as velocidades de um móvel são extremamente bem definidas, mas, em Quântica, se as coordenadas de um elétron são conhecidas, a determinação de sua velocidade é impossível. Caso a velocidade seja conhecida, torna-se impossível a determinação da posição do elétron.
Amplie seus estudos em Mecânica conferindo os textos específicos dispostos logo abaixo! Bons estudos!

Comentários

  1. 1. O que é ciência? E um conhecimento em que constante interrogação de seu método desciplina ou estudo, categorde fenômenos e fatos 2. Qual a importância do conhecimento científico para o bem da humanidade? O conhecimento científico é extremamente importante na vida do ser humano e da sociedade, pois é a partir dele que é possível a transformação social e tecnológica. 3.Qual a importância da Físcia para a sociedade? A Física permite-nos conhecer as leis gerais da Natureza que regulam o desenvolvimento dos processos que se verificam, tanto no Universo circundante como no Universo em geral.  4. Cite 5 fenômenos físicos. - A queda de um corpo 
    - A reflexão da luz em um espelho 
    - A dilatação dos corpos 
    - Os pontos de fusão e ebulição 
    - A densidade absoluta.

    Turma:Artur Azevedo
    Turno:Matutino
    Ano:1°ano
    Aluna:Nathacha kessy
    Numero:32

    ResponderExcluir
  2. A ciência é uma palavra derivada do termo "scientia" cujo significado era conhecimento. Ela em geral abrange vários conjuntos de saberes nos quais são elaboradas suas teorias, ela tem evoluido ao longo dos séculos, com o considerado grande mentos da ciência, Galileu Galilei.
    O conhecimento científico é extremamente importante na vida do ser humano e da sociedade, pois é a partir dele que é possível a transformação social e tecnológica,e através deste que é possível provar muitas coisas, já que se busca a veracidade através da comprovação. Para que a sociedade evolua, é necessário o desenvolvimento desse conhecimento, mas sem abandonar as outras formas, como o conhecimento empírico, ou seja, aquele que adquirimos no nosso dia-a-dia.
    A Física permite-nos conhecer as leis gerais da Natureza que regulam o desenvolvimento dos processos que se verificam, tanto no Universo circundante como no Universo em geral, e seu objetivo é descobrir as leis gerais da Natureza e também esclarecer processos concretos. Os cientistas, à medida que se aproximavam desse objetivo, iam compreendendo melhor o panorama grandioso a complexo da unidade universal da Natureza.
    A ciência abrange a Fisica, a Quimica e a Biologia, que em nosso dia-a-dia são muito importantes. Citarei aqui 5 exemplos de fenômenos físicos:
    1- derretimento do gelo.
    2- dissolução do açúcar na água .
    3- mudança da cor do ferro durante o seu aquecimento.
    4- dilatação dos corpos quando aquecidos.
    5- queda de um corpo.


    Turma:Artur de Azevedo
    Turno: Matutino
    Ano:1°
    Aluna: Éckley Shallanna

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pela participação!