Atividade I - Eletricidade: eletrostática - 3º Ano


Essa atividade é direcionada a todos os alunos do 3º Ano (matutino e vespertino) - Ensino Médio - CE Horácio Alves de Andrade (2017).     Tomando como base os conceitos trabalhados em sala de aula sobre eletricidade, faça uma pesquisa nas mais diversas fontes e responda as seguintes questões:
1. O que é eletricidade?
2. Qual a importância da eletricidade em nossa vida?
3. O que são materiais condutores e dielétricos? Cite exemplos.
4. Quais os processos de eletrização de um corpo?
5. O que é campo elétrico?
Obs: Ao postar o seu comentário, se identifique, informando o seu
 NOME - Nº - TURMA - TURNO.

Comentários

  1. Natelson Castro
    N:25
    Sala:Raimundo Fontenele
    Turno:Matutino
    1-A eletricidade e o conjunto de fenômenos naturais que envolvem a existência de cargas elétricas estáticas(paradas) ou em movimento.

    2- A eletricidade é muito importante na nossa vida porque sem ela basicamente a humanidade não teria evoluído e chegado até onde chegou atualmente.

    3- Os dielétricos, também chamados de isolantes, são os materiais que fazem oposição à passagem da corrente elétrica. Nesses materiais os elétrons estão fortemente ligados ao núcleo dos átomos, ou seja, as substâncias dielétricas não possuem elétrons livres (fator necessário para que haja passagem de corrente elétrica). Dessa forma, não há possibilidade de passagem de corrente elétrica através dos dielétricos, os quais podem ser: borracha, porcelana, vidro, plástico, madeira e muitos outros.

    4- por atrito, por contato, e por indução.

    5- O campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por um sistemas delas.

    ResponderExcluir
  2. Vinicius da Silva Teixeira n°: 30°

    Raimundo Fontinele - 3° ano - matutino

    01) A Eletricidade é o ramo da Física responsável pelo estudo de quaisquer fenômenos que ocorram por causa de cargas elétricas em repouso ou em movimento. O nome eletricidade deriva da palavra grega Eléktron, utilizada pelos gregos em referência a uma resina fossilizada proveniente de algumas árvores: o âmbar.

    02) A eletricidade está presente em nosso organismo. É através dela que pensamos, sentimos dores, nos movimentamos. O sistema nervoso funciona baseado em estímulos elétricos. Disso, podemos concluir que a eletricidade é importante para a manutenção da nossa vida. Fora isso, a eletricidade é utilizada em praticamente tudo o que nos cerca: automóveis, aparelhos de celular, TV, computador, eletrodomésticos em geral, para a transmissão das ondas eletromagnéticas que transportam informação a distância (ondas de rádio, TV, telefonia), para aquecer, esfriar, para a fabricação de produtos industrializados, para iluminação, etc.
    Um país sem energia elétrica hoje em dia pode ser associado a um país com baixo desenvolvimento.

    03) Condutores

    Os corpos considerados condutores elétricos possuem excesso de elétrons em sua camada de valência, que é a última camada a receber elétrons em um átomo. Os elétrons presentes na camada de valência são denominados de elétrons livres, e a força de atração entre eles e o núcleo atômico é pequena, logo, eles possuem facilidade de se movimentar pelo material, tornando a substância em questão um bom condutor de eletricidade. De modo geral, os metais são excelentes condutores elétricos.

    Dielétricos

    Eles são também chamados de isolantes. Os elétrons que formam esses materiais não têm facilidade de movimentação, tendo em vista a forte ligação entre eles e o núcleo atômico. Isopor, borracha, madeira seca, vidro, entre outros, são exemplos de materiais isolantes elétricos.

    04) Existem vários processos para eletrizar um corpo, dentre os principais são: Eletrização por contato, Eletrização por atrito e Eletrização por indução.

    05) Um campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por sistemas delas. Cargas elétricas colocadas num campo elétrico estão sujeitas à ação de forças elétricas, de atração e repulsão.
    Em termos físicos, o conceito de campo elétrico é um pouco complexo, mas a fim de compreendê-lo mais facilmente podemos dizer que ele é análogo ao conceito de campo gravitacional. Embora não consigamos vê-lo e nem tocá-lo, podemos constatar sua existência usando um corpo de prova.

    ������

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela sua postagem, querido Vinícius...é isso aí garoto.

      Excluir
  3. Pedro Henrique Nº26 3ºAno Matutino 2017
    Sala Raimundo Fontinele
    1-é um termo geral que abrange uma variedade de fenômenos resultantes da presença e do fluxo de carga elétrica.
    2-A eletricidade está presente em nosso organismo. É através dela que pensamos, sentimos dores, nos movimentamos. O sistema nervoso funciona baseado em estímulos elétricos. Disso, podemos concluir que a eletricidade é importante para a manutenção da nossa vida. Fora isso, a eletricidade é utilizada em praticamente tudo o que nos cerca: automóveis, aparelhos de celular, TV, computador, eletrodomésticos em geral, para a transmissão das ondas eletromagnéticas que transportam informação a distância (ondas de rádio, TV, telefonia), para aquecer, esfriar, para a fabricação de produtos industrializados, para iluminação, etc.
    Um país sem energia elétrica hoje em dia pode ser associado a um país com baixo desenvolvimento.
    3-Os dielétricos também são chamados de isolantes, pois não há possibilidade de passagem de corrente elétrica através desses materiais.Ex:silício e o germânio
    4-São três os processos de eletrização: eletrização por atrito, eletrização por contato e eletrização por indução. Como o próprio nome diz, atritando-se, ou melhor, colocando-se dois corpos constituídos de substâncias diferentes e, inicialmente, neutros em contato, um deles cede elétrons, enquanto o outro recebe.
    5-O campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por um sistemas delas. Cargas elétricas num campo elétrico estão sujeitas e provocam forças elétricas

    ResponderExcluir
  4. Aluna:Nayse de Freitas Silva n°21
    Turno:Matutino Turma:Raimundo Correia

    1-É o ramo da física que estuda fenômenos relacionados com as cargas elétricas.

    2-É importante para usar o computador,para acender a luz,para usar o micro-ondas,para assistir TV.Enfim a eletricidade está em todo lado.

    3-Condutores:os corpos considerados condutores elétricos possuem excesso de elétrons em sua camada de valência,que é a última camada a receber elétrons em um átomo.Ex:os metais
    Dielétricos:os elétrons que formam esses materiais não tem facilidade de movimentação,tendo em vista a forte ligação entre eles e o núcleo atômico.Ex:madeira seca.

    4-Quando dizemos que um corpo está carregado,isso significa que ele tem um desequilibrio de cargas,apesar de a carga resultante geralmente representar apenas uma minúscula fração da carga total positiva ou negativa contida no corpo.Existem,no entento três formas de se eletrizar um objeto:Eletrização por atrito,por contato e por indução.

    5-Os efeitos elétros que ocorrem nas proximidades de cargas elétricos são associados à existência de um corpo elétrico no local,este interage com a carga de prova.
    É importante perceber que um campo elétrico só pode ser detectado a partir de interação do mesmo com uma carga de prova,se não existir interação com a carga significa que o campo não existe naquele local.

    ResponderExcluir
  5. Aluno : Gabriel Rodrigues N° 10
    Sala : Josué Montello
    Turmo: Matutino

    1 - O que é eletricidade?
      R= A eletricidade é definida como a parte da ciência, ou ramo da física, que estuda fenômenos que ocorrem graças à existência de cargas elétricas nos átomos que compõem a matéria. A palavra eletricidade tem origem no termo grego eléktron, que, em português, significa âmbar.

    2 - Qual a importância da eletricidade em nossas vidas?
     R = eletricidade se tornou a principal fonte de luz, calor e força utilizado no mundo moderno. Atividades simples que praticamos como assistir televisão navegar na internet só são possíveis porque a eletricidade chega até as casas. Fábricas, supermercados , Shoppings uma infinidade de lugares precisam dela para funcionar. Grande parte dos avanços tecnológicos que conseguimos ao longo do tempo foram possível por causa da eletricidade.
    Portanto a eletricidade é bastante importante para a sobrevivência.

    3 - O que são matérias condutores e dielétrico? Cite exemplos
      R= São chamados de condutores aqueles materiais onde há possibilidade de trânsito da corrente elétrica através dele como, por exemplo: o ferro, metais, o carbono e a água mineral. Já os isolantes, também chamados de dieléticos, os elétrons estão fortemente ligados ao núcleo atômico, ou seja, eles não possuem elétrons livres ou a quantidade é tão pequena que pode ser desprezada. Dessa maneira, não permitem passagem de corrente elétrica. São bons exemplos de materiais isolantes: o vidro, a borracha, a cerâmica e o plástico.

    4 - Quais os processos de eletrização de um corpo?
    R= São três os processos de eletrização: eletrização por atrito, eletrização por contato e eletrização por indução.

    5 - O que é um campo elétrico?
     R= O campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por um sistemas delas. Cargas elétricas num campo elétrico estão sujeitas e provocam forças elétricas.


    ResponderExcluir
  6. Aluna:Francisca Isabela de Sou Soares nº08
    Turno:Matutino Turma:Josué Montello

    1-É o ramo da física que estuda fenômenos relacionados com as cargas elétricas.

    2-É importante para usar o computador,para acender a luz,para usar o micro-ondas,para assistir TV.Enfim a eletricidade está em todo lado.

    3-Condutores:os corpos considerados condutores elétricos possuem excesso de elétrons em sua camada de valência,que é a última camada a receber elétrons em um átomo.Ex:os metais
    Dielétricos:os elétrons que formam esses materiais não tem facilidade de movimentação,tendo em vista a forte ligação entre eles e o núcleo atômico.Ex:madeira seca.

    4-Quando dizemos que um corpo está carregado,isso significa que ele tem um desequilibrio de cargas,apesar de a carga resultante geralmente representar apenas uma minúscula fração da carga total positiva ou negativa contida no corpo.Existem,no entento três formas de se eletrizar um objeto:Eletrização por atrito,por contato e por indução.

    5-Os efeitos elétros que ocorrem nas proximidades de cargas elétricos são associados à existência de um corpo elétrico no local,este interage com a carga de prova.
    É importante perceber que um campo elétrico só pode ser detectado a partir de interação do mesmo com uma carga de prova,se não existir interação com a carga significa que o campo não existe naquele local.

    ResponderExcluir
  7. Aluna:Layce Correia Barbosa n°21
    Josué Montello - 3° ano - matutino

    01) A Eletricidade é o ramo da Física responsável pelo estudo de quaisquer fenômenos que ocorram por causa de cargas elétricas em repouso ou em movimento. O nome eletricidade deriva da palavra grega Eléktron, utilizada pelos gregos em referência a uma resina fossilizada proveniente de algumas árvores: o âmbar.

    02) A eletricidade está presente em nosso organismo. É através dela que pensamos, sentimos dores, nos movimentamos. O sistema nervoso funciona baseado em estímulos elétricos. Disso, podemos concluir que a eletricidade é importante para a manutenção da nossa vida. Fora isso, a eletricidade é utilizada em praticamente tudo o que nos cerca: automóveis, aparelhos de celular, TV, computador, eletrodomésticos em geral, para a transmissão das ondas eletromagnéticas que transportam informação a distância (ondas de rádio, TV, telefonia), para aquecer, esfriar, para a fabricação de produtos industrializados, para iluminação, etc.
    Um país sem energia elétrica hoje em dia pode ser associado a um país com baixo desenvolvimento.

    03) Condutores

    Os corpos considerados condutores elétricos possuem excesso de elétrons em sua camada de valência, que é a última camada a receber elétrons em um átomo. Os elétrons presentes na camada de valência são denominados de elétrons livres, e a força de atração entre eles e o núcleo atômico é pequena, logo, eles possuem facilidade de se movimentar pelo material, tornando a substância em questão um bom condutor de eletricidade. De modo geral, os metais são excelentes condutores elétricos.

    Dielétricos

    Eles são também chamados de isolantes. Os elétrons que formam esses materiais não têm facilidade de movimentação, tendo em vista a forte ligação entre eles e o núcleo atômico. Isopor, borracha, madeira seca, vidro, entre outros, são exemplos de materiais isolantes elétricos.

    04) Existem vários processos para eletrizar um corpo, dentre os principais são: Eletrização por contato, Eletrização por atrito e Eletrização por indução.

    05) Um campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por sistemas delas. Cargas elétricas colocadas num campo elétrico estão sujeitas à ação de forças elétricas, de atração e repulsão.
    Em termos físicos, o conceito de campo elétrico é um pouco complexo, mas a fim de compreendê-lo mais facilmente podemos dizer que ele é análogo ao conceito de campo gravitacional. Embora não consigamos vê-lo e nem tocá-lo, podemos constatar sua existência usando um corpo de prova.

    ResponderExcluir
  8. - Alisson Da Silva Oliveira - N° 01
    - Josué Montello - Matutino..

    1- O que eletricidade ?
    R = Eletricidade  é o ramo da  física  que tem como objeto de estudo os fenômenos relativos à  eletrostática, eletrocinética e  eletromagnetismo.

    2- Qual a importância da eletricidade em nossa vida?
    R= A eletricidade é muito importante na nossa vida porque sem ela basicamente a humanidade não teria evoluído e chegado até onde chegou atualmente.
    3- O que são materiais condutores e dielétricos? Cite exemplos.
    R= Os dielétricos também são chamados de isolantes, pois não há possibilidade de passagem de corrente elétrica através desses materiais.Ex:silício e o germânio
    4- Quais os processos de eletrização de um corpo?
    R= Quando dizemos que um corpo está carregado,isso significa que ele tem um desequilibrio de cargas,apesar de a carga resultante geralmente representar apenas uma minúscula fração da carga total positiva ou negativa contida no corpo.Existem,no entento três formas de se eletrizar um objeto:Eletrização por atrito,por contato e por indução.
    5- O que é campo elétrico?
    R= Um campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por sistemas delas. Cargas elétricas colocadas num campo elétrico estão sujeitas à ação de forças elétricas, de atração e repulsão.
    Em termos físicos, o conceito de campo elétrico é um pouco complexo, mas a fim de compreendê-lo mais facilmente podemos dizer que ele é análogo ao conceito de campo gravitacional. Embora não consigamos vê-lo e nem tocá-lo, podemos constatar sua existência usando um corpo de prova.
    Pronto !

    ResponderExcluir
  9. ALUNA: LEONARDA LIRA N°:18
    SALA: JOSUÉ MONTELLO
    PROFESSOR: JOSÉ RAIMUNDO
    TURNO: VESPERTINO



    1 - O que é eletricidade?

    A eletricidade é definida como a parte da ciência, ou ramo da física, que estuda fenômenos que ocorrem graças à existência de cargas elétricas nos átomos que compõem a matéria. A palavra eletricidade tem origem no termo grego eléktron, que, em português, significa âmbar.

    2 - Qual a importância da eletricidade em nossas vidas?

    A eletricidade está presente em nosso organismo. É através dela que pensamos, sentimos dores, nos movimentamos. O sistema nervoso funciona baseado em estímulos elétricos. Disso, podemos concluir que a eletricidade é importante para a manutenção da nossa vida. Fora isso, a eletricidade é utilizada em praticamente tudo o que nos cerca: automóveis, aparelhos de celular, TV, computador, eletrodomésticos em geral, para a transmissão das ondas eletromagnéticas que transportam informação a distância (ondas de rádio, TV, telefonia), para aquecer, esfriar, para a fabricação de produtos industrializados, para iluminação, etc.
    Um país sem energia elétrica hoje em dia pode ser associado a um país com baixo desenvolvimento.

    3 - O que são matérias condutores e dielétrico? Cite exemplos

    (H.B.) Um dielétrico (AO 1945: dielétrico), ou isolante elétrico, é uma substância que possui alta resistência ao fluxo da corrente elétrica.

    Este, para desempenhar corretamente a sua função, é escolhido através de certos requisitos, tais como:

    • Elevada resistência elétrica, para garantir o isolamento entre a peça e o eletrodo;
    • Elevado poder refrigerante, pois este deve arrefecer a peça e o eletrodo, visto que o aquecimento excessivo pode originar fissuração;
    • Viscosidade estável, pois deve evacuar as partículas da zona de corte com eficácia;
    • Não tóxico, para não libertar substâncias tóxicas quando exposto a temperaturas elevadas;
    • Filtrabilidade, para manter as partículas em suspensão, facilitando a filtragem posterior;
    • Elevado calor latente, pois deve ser resistente às temperaturas elevadas e à oxidação, evitando a degradação;
    • Não corrosivo, para não corroer os componentes constituintes da máquina;
    • Transparência, para facilitar a visualização da zona de trabalho.

    Nos dielétricos os elétrons estão fortemente ligados ao núcleo dos átomos, ou seja, as substâncias dielétricas não possuem elétrons livres (fator necessário para que haja passagem de corrente elétrica).
    São chamados de condutores aqueles materiais onde há possibilidade de trânsito da corrente elétrica através dele como, por exemplo: o ferro, metais, o carbono e a água mineral. Já os isolantes, também chamados de dieléticos, os elétrons estão fortemente ligados ao núcleo atômico, ou seja, eles não possuem elétrons livres ou a quantidade é tão pequena que pode ser desprezada. Dessa maneira, não permitem passagem de corrente elétrica. São bons exemplos de materiais isolantes: o vidro, a borracha, a cerâmica e o plástico.

    4 - Quais os processos de eletrização de um corpo?

    São três os processos de eletrização: eletrização por atrito, eletrização por contato e eletrização por indução.

    5 - O que é um campo elétrico?

    O campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por um sistemas delas. Cargas elétricas num campo elétrico estão sujeitas e provocam forças elétricas.

    ResponderExcluir
  10. ALUNA: EMANUELLA GOMES N°04
    SALA: JOSUÉ MONTELLO
    TURNO: VESPERTINO

    1. O que é eletricidade?
    A eletricidade é definida como a parte da ciência, ou ramo da física, que estuda fenômenos que ocorrem graças à existência de cargas elétricas nos átomos que compõem a matéria.
    2. Qual a importância da eletricidade em nossa vida?
    A eletricidade possui uma forte importância no dia-a-dia das populações. Usamos a eletricidade para quase todas as tarefas e manutenção dos equipamentos que usamos diariamente.A eletricidade é importante na medida em que contribui para facilitar o quotidiano das pessoas e é a maior fonte de energia usada no avanço das ciências e dá tecnologia.
    3. O que são materiais condutores e dielétricos? Cite exemplos.
    O que caracteriza um condutor, portanto, é a presença de elétrons livres na camada de valência — nome dado à última camada de distribuição dos átomos. Os materiais condutores possibilitam o trânsito de corrente elétrica através dele. Alguns exemplos são os metais, soluções iônicas e gases ionizados.


    Isolantes elétricos, ou dielétricos, são materiais que apresentam condutividades elétricas pequenas, da ordem de 10-10 a 10-20 S/m. Devido a essa característica, essa classe de materiais é utilizada no confinamento de energia elétrica, seja para fins de segurança (isolamento elétrico de equipamentos e estruturas) ou de armazenamento energético (aumento da capacitância em capacitores). Os materiais isolantes normalmente são polímeros, cerâmicas, vidros ou madeiras.

    4. Quais os processos de eletrização de um corpo?
    São três os processos de eletrização: eletrização por atrito, eletrização por contato e eletrização por indução. Como o próprio nome diz, atritando-se, ou melhor, colocando-se dois corpos constituídos de substâncias diferentes e, inicialmente, neutros em contato, um deles cede elétrons, enquanto o outro recebe.

    5. O que é campo elétrico?

    O campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por um sistemas delas. Cargas elétricas num campo elétrico estão sujeitas e provocam forças elétricas.

    ResponderExcluir


  11. ALUNA: GEOVANA ROCHA N°09
    SALA: JOSUÉ MONTELLO
    PROFESSOR: JOSÉ RAIMUNDO


    1 - O que é eletricidade?
    A eletricidade é definida como a parte da ciência, ou ramo da física, que estuda fenômenos que ocorrem graças à existência de cargas elétricas nos átomos que compõem a matéria. A palavra eletricidade tem origem no termo grego eléktron, que, em português, significa âmbar.

    2 - Qual a importância da eletricidade em nossas vidas?
    A eletricidade se tornou a principal fonte de luz, calor e força utilizado no mundo moderno. Atividades simples que praticamos como assistir televisão navegar na internet só são possíveis porque a eletricidade chega até as casas. Fábricas, supermercados , Shoppings uma infinidade de lugares precisam dela para funcionar. Grande parte dos avanços tecnológicos que conseguimos ao longo do tempo foram possível por causa da eletricidade.

    3 - O que são matérias condutores e dielétrico? Cite exemplos


    2 - Qual a importância da eletricidade em nossas vidas?

    A eletricidade se tornou a principal fonte de luz, calor e força utilizado no mundo moderno. Atividades simples que praticamos como assistir televisão navegar na internet só são possíveis porque a eletricidade chega até as casas. Fábricas, supermercados , Shoppings uma infinidade de lugares precisam dela para funcionar. Grande parte dos avanços tecnológicos que conseguimos ao longo do tempo foram possível por causa da eletricidade.


    3 - O que são matérias condutores e dielétrico? Cite exemplos

    São chamados de condutores aqueles materiais onde há possibilidade de trânsito da corrente elétrica através dele como, por exemplo: o ferro, metais, o carbono e a água mineral. Já os isolantes, também chamados de dieléticos, os elétrons estão fortemente ligados ao núcleo atômico, ou seja, eles não possuem elétrons livres ou a quantidade é tão pequena que pode ser desprezada. Dessa maneira, não permitem passagem de corrente elétrica. São bons exemplos de materiais isolantes: o vidro, a borracha, a cerâmica e o plástico.
    Isolantes elétricos, ou dielétricos, são materiais que apresentam condutividades elétricas pequenas, da ordem de 10-10 a 10-20 S/m. Devido a essa característica, essa classe de materiais é utilizada no confinamento de energia elétrica, seja para fins de segurança (isolamento elétrico de equipamentos e estruturas) ou de armazenamento energético (aumento da capacitância em capacitores). Os materiais isolantes normalmente são polímeros, cerâmicas, vidros ou madeiras.

    4 - Quais os processos de eletrização de um corpo?
    São três os processos de eletrização: eletrização por atrito, eletrização por contato e eletrização por indução.

    5 - O que é um campo elétrico?

    O campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por um sistemas delas. Cargas elétricas num campo elétrico estão sujeitas e provocam forças elétricas.

    ResponderExcluir
  12. Luís Fernando N°21 Josué Motello Vespertino
    1- É o ramo da física que tem como objeto de estudo os fenômenos relativos à eletrostática, eletrocinética e eletromagnetismo.
    2- Dentre outros fatores a eletricidade nos trás a luz elétrica usada para iluminar as noites, permite a utilização de aparelhos eletrônicos na medicação e na criação de medicamentos, além do uso diário comum como Tv, e os eletrodomésticos.
    3- Condutores são aqueles que permitem que a carga elétrica se movimente, as vezes passando de um corpo ao outro. Como a água.
    Dialéticos, são aqueles nos quais a carga elétrica permanece estática como a borracha.
    4- Atrito, contato, indução.
    5-
    O campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por um sistemas delas. Cargas elétricas num campo elétrico estão sujeitas e provocam forças elétricas.

    A importância da física em minha vida.
    A física ( estudo dos fenômenos naturais" é de enorme importância na vida de todos os seres, Inclusive a minha através dos conhecimentos físicos pode-se criar aparelhos eletrônicos ! Além de ser uma das matérias mas importantes na realização do meu sonho de trabalho.

    ResponderExcluir
  13. ALUNO: MATEUS BORGES N°28
    ТURNO: VESPERTINO
    SALA: JOSUÉ MONTELLO
    PROFESSOR : JOSÉ RAIMUNDO


    1. O que é eletricidade?

    É o ramo da física que tem como objeto de estudo os fenômenos relativos à eletrostática, eletrocinética e eletromagnetismo

    2. Qual a importância da eletricidade em nossa vida?

    A eletricidade se tornou a principal fonte de luz, calor. e força utilizado no mundo moderno. Atividades simples que praticamos como assistir televisão navegar na internet só são possíveis porque a eletricidade chega até as casas. Fábricas, supermercados , Shoppings uma infinidade de lugares precisam dela para funcionar. Grande parte dos avanços tecnológicos que conseguimos ao longo do tempo foram possível por causa da eletricidade.

    3. O que são materiais condutores e dielétricos? 1.te exemplos.

    São chamados de condutores aqueles materiais onde há possibilidade de trânsito da corrente elétrica através dele como, por exemplo: o ferro, metais, o carbono e a água mineral. Já os isolantes, também chamados de dieléticos, os elétrons estão fortemente ligados ao núcleo atômico, ou seja, eles não possuem elétrons livres ou a quantidade é tão pequena que pode ser desprezada. Dessa maneira, não permitem passagem de corrente elétrica. São bons exemplos de materiais isolantes: o vidro, a borracha, a cerâmica e o plástico.
    Isolantes elétricos, ou dielétricos, são materiais que apresentam condutividades elétricas pequenas, da ordem de 10-10 a 10-20 S/m. Devido a essa característica, essa classe de materiais é utilizada no confinamento de energia elétrica, seja para fins de segurança (isolamento elétrico de equipamentos e estruturas) ou de armazenamento energético (aumento da capacitância em capacitores). Os materiais isolantes normalmente são polímeros, cerâmicas, vidros ou madeiras.

    4. Quais os processos de eletrização de um corpo?

    Atrito, contato, indução.

    5. O que é campo elétrico?

    O campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por um sistemas delas. Cargas elétricas num campo elétrico estão sujeitas e provocam forças elétricas.

    ResponderExcluir
  14. Aluno: Carlos Eduardo C. Silcva  N°02
    Professor: José Raimundo
    Turma: Josué Montello
    Turno: Vespertino

    1- o que é eletricidade?
    A Eletricidade é o ramo da Física responsável pelo estudo de quaisquer fenômenos que ocorram por causa de cargas elétricas em repouso ou em movimento.

    2- qual a importancia da eletricidade em nossas vidas?
    A eletricidade está presente em nosso organismo. É através dela que pensamos, sentimos dores, nos movimentamos. O sistema nervoso funciona baseado em estímulos elétricos. Disso, podemos concluir que a eletricidade é importante para a manutenção da nossa vida. Fora isso, a eletricidade é utilizada em praticamente tudo o que nos cerca: automóveis, aparelhos de celular, TV, computador

    3- O que são matérias condutores e dialéticos? Cite exemplos.
    Os corpos considerados condutores elétricos possuem excesso de elétrons em sua camada de valência, que é a última camada a receber elétrons em um átomo. De modo geral, os metais são excelentes condutores elétricos.

    Eles são também chamados de dielétricos. Os elétrons que formam esses materiais não têm facilidade de movimentação, tendo em vista a forte ligação entre eles e o núcleo atômico. Isopor, borracha, madeira seca, vidro, entre outros, são exemplos de materiais isolantes elétricos.

    4- Quais os processos de eletrização de um corpo?
    Considera-se um corpo eletrizado quando este tiver número diferente de prótons e elétrons, ou seja, quando não estiver neutro. O processo de retirar ou acrescentar elétrons a um corpo neutro para que este passe a estar eletrizado denomina-se eletrização.
    Alguns dos processos de eletrização mais comuns são:
    Eletrização por Atrito
    Eletrização por contato

    5- O que é um campo elétrico?
    O campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por um sistemas delas. Cargas elétricas num campo elétrico estão sujeitas e provocam forças elétricas.

    ResponderExcluir
  15. Ilanne Pereira de Sousaquinta-feira, abril 06, 2017

    Aluna- Ilanne Pereira de Sousa
    N° - 12
    Turma- Josué Montello
    Turno- Vespertino

    1- O que é eletricidade?
    Conjunto de fenômenos naturais
    que envolvem a existência de cargas elétricas
    estacionárias ou em movimento.

    2- Qual a importância da eletricidade em nossa vida?
    A eletricidade está presente em nosso organismo.
    Eh através dela que pensamos, sentimos dores, nos
    movimentamos, o sistema nervoso funciona baseado
    em estímulos elétricos. Fora isso a eletricidade é utilizada
    em praticamente tudo que nos cerca: aparelhos de celular, TV, computador, etc.

    3- O que são materiais condutores e dielétricos? Cite exemplos.
    Condutores- é qualquer meio em que se propaga a corrente
    elétrica. Por exemplo, metal, carbono e água mineral.
    Dielétricos- é uma substância que possui alta resistência
    ao fluxo da corrente elétrica. Por exemplo, borracha, madeira,
    água pura, vidro, etc.

    4- Quais os processos de eletrização de um corpo?
    São três os processos de eletrização:
    eletrização por atrito, eletrização por contato, e
    eletrização por indução.

    5- O que é campo elétrico?
    É o campo de força provocado pela ação de cargas
    elétricas, ( elétrons, prótons, ou íons ) ou por um
    sistema delas.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Aluno: Nìcollas Freud N°29
    Sala: Josué Montello
    Turno: Vespertino


    1- É o ramo da física que tem como objeto de estudo os fenômenos relativos à eletrostática, eletrocinética e eletromagnetismo.


    2- Dentre outros fatores a eletricidade nos trás a luz elétrica usada para iluminar as noites, permite a utilização de aparelhos eletrônicos na medicação e na criação de medicamentos, além do uso diário comum como Tv, e os eletrodomésticos.


    3- Condutores são aqueles que permitem que a carga elétrica se movimente, as vezes passando de um corpo ao outro. Como a água.
    Dialéticos, são aqueles nos quais a carga elétrica permanece estática como a borracha.


    4- Atrito, contato, indução.


    5-O campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, ou por um sistemas delas. Cargas elétricas num campo elétrico estão sujeitas e provocam forças elétricas.

    A importância da física em minha vida.
    A física estudo dos fenômenos naturais é de enorme importância na vida de todos os seres, Inclusive a minha através dos conhecimentos físicos pode-se criar aparelhos eletrônicos ! Além de ser uma das matérias mas importantes na realização do meu sonho de trabalho.

    ResponderExcluir
  18. Aluna:Rita de Cássia Santos Silva N°35
    Sala:Josué Montello
    Turno:Vespertino
    1.A eletricidade é o ramo da física que tem o objetivo de estudo os fenômenos relativos à eletrostática, eletrocinetica e eletromagnetismo.

    2.A eletricidade está presente em nosso organismo. É através dela que pensamos, sentimos dores, nos movimentamos. O sistema nervoso funciona baseado em estímulos elétricos. Disso, podemos concluir que a eletricidade é importante para a manutenção da nossa vida. Fora isso, a eletricidade é utilizada em praticamente tudo o que nos cerca: automóveis, aparelhos de celular, TV, computador, eletrodomésticos em geral, para a transmissão das ondas eletromagnéticas que transportam informação a distância (ondas de rádio, TV, telefonia), para aquecer, esfriar, para a fabricação de produtos industrializados, para iluminação, etc.

    3°Condutores:Os corpos considerados condutores elétricos possuem excesso de elétrons em sua camada de Valencia, que é a última camada a receber elétrons em um átomo.Ex:O metal.
    Dielétricos:Os elétrons que formam esses materiais não tem facilidade de movimento, tendo em vista a forte ligação entre eles e o núcleo atômico.Ex:Madeira seca.

    4.SÃO três os processos de eletrização:eletrização por atrito, eletrização por contato e eletrização por indução.

    5.O campo elétrico é o campi de força provocado pela ação de cargas elétricas(elétrons, prótons,ou íons) ou por um sistema delas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rita de Cássia N°35
      Josué Montello Vespertino
      A Física permite-nos conhecer as leis gerais da Natureza que regulam o desenvolvimento dos processos que se verificam, tanto no Universo circundante como no Universo em geral. O objetivo da Física consiste em descobrir as leis gerais da Natureza e esclarecer, com base nelas, processos concretos.

      Excluir
  19. SALA: JOSUÉ MONTELLO
    ALUNO: KAICK EMANUEL LEITE DOS SANTOS Nº15
    TURNO: MATUTINO
    1- O que é eletricidade? A eletricidade é um termo geral que abrange uma variedade de fenômenos resultantes da presença e do fluxo de carga elétrica. Esses incluem muitos fenômenos facilmente reconhecíveis, tais como relâmpagos, eletricidade estática, e correntes elétricas em fios elétricos. Além disso, a eletricidade engloba conceitos menos conhecidos, como o campo eletromagnético e indução eletromagnética.
    2. Qual a importância da eletricidade em nossa vida? A eletricidade se tornou a principal fonte de luz, calor e força utilizada no mundo moderno. Atividades simples como assistir à televisão ou navegar na internet são possíveis porque a energia elétrica chega até a sua casa. Fábricas, supermercados, shoppings e uma infinidade de outros lugares precisam dela para funcionar. Grande parte dos avanços tecnológicos que alcançamos se deve à energia elétrica.
    Obtida a partir de todos os outros tipos de energia, a eletricidade é transportada e chega aos consumidores no mundo inteiro por meio de sistemas elétricos complexos, compostos de quatro etapas: geração, transmissão, distribuição e consumo.
    3. O que são materiais condutores e dielétricos? Cite exemplos: O que determina se um material é condutor ou isolante é justamente a existência dos elétrons livres. São eles os responsáveis pela passagem e transporte da corrente elétrica através dos materiais. São chamados de condutores aqueles materiais onde há possibilidade de trânsito da corrente elétrica através dele como, por exemplo, o ferro. Este é um elemento químico que possui dois elétrons na última camada, os quais estão fracamente ligados ao núcleo. Dessa forma, o ferro se torna um ótimo condutor de eletricidade. Com os materiais isolantes, também chamados de materiais dielétricos, ocorre o processo inverso. Nesses materiais, os elétrons estão fortemente ligados ao núcleo atômico, ou seja, eles não possuem elétrons livres ou a quantidade é tão pequena que pode ser desprezada. Dessa maneira, não permitem passagem de corrente elétrica. São bons exemplos de materiais isolantes: o vidro, a borracha, a cerâmica e o plástico.
    4. Quais os processos de eletrização de um corpo? Eletrização por atrito, eletrização por contato, eletrização por indução.
    5. O que é campo elétrico? Um campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por sistemas delas. Cargas elétricas colocadas num campo elétrico estão sujeitas à ação de forças elétricas, de atração e repulsão.


    ResponderExcluir
  20. SALA: JOSUÉ MONTELLO
    ALUNO: KAUANY DA SILVA LIMA Nº20
    TURNO: MATUTINO
    1- O que é eletricidade?
    A Eletricidade é o ramo da Física responsável pelo estudo de quaisquer fenômenos que ocorram por causa de cargas elétricas em repouso ou em movimento.
    2. Qual a importância da eletricidade em nossa vida?
    A eletricidade é utilizada em praticamente tudo o que nos cerca: automóveis, aparelhos de celular, TV, computador, eletrodomésticos em geral, para a transmissão das ondas eletromagnéticas que transportam informação a distância (ondas de rádio, TV, telefonia), para aquecer, esfriar, para a fabricação de produtos industrializados, para iluminação, etc. Um país sem energia elétrica hoje em dia pode ser associado a um país com baixo desenvolvimento
    3. O que são materiais condutores e dielétricos? Cite exemplos:
    Condutores:
    Os corpos considerados condutores elétricos possuem excesso de elétrons em sua camada de valência, que é a última camada a receber elétrons em um átomo. Os elétrons presentes na camada de valência são denominados de elétrons livres, e a força de atração entre eles e o núcleo atômico é pequena, logo, eles possuem facilidade de se movimentar pelo material, tornando a substância em questão um bom condutor de eletricidade. De modo geral, os metais são excelentes condutores elétricos.
    Isolante:
    Eles são também chamados de dielétricos. Os elétrons que formam esses materiais não têm facilidade de movimentação, tendo em vista a forte ligação entre eles e o núcleo atômico. Isopor, borracha, madeira seca, vidro, entre outros, são exemplos de materiais isolantes elétricos.

    4. Quais os processos de eletrização de um corpo?
    São três os processos de eletrização: eletrização por atrito, eletrização por contato e eletrização por indução.
    5. O que é campo elétrico?
    O campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por um sistemas delas. Cargas elétricas num campo elétrico estão sujeitas e provocam forças elétricas.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Jefanny Lorena Holanda Silva n.13
    Josuè Montello Matutino

    01. A eletricidade è o ramo da física responsável pelo estudo de quaisquer fenômenos que ocorram por causa de cargas elétricas em repouso ou em movimento.

    02.A eletricidade está presente em nosso organismo. É através dela que pensamos,sentimos dores,nos movimentamos.

    03.Material condutor são aqueles que transportam energia por eles, exemplo são os metais que são bons condutores por causa da liga metálicas,acrilicos acerta temperaturas são supercondutores.
    Isolantes são os que não deixam passar eletricidade,exemplo papel,plástico e borracha.

    04.Atrito,indução e contato.

    05.Campo eletrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas (elétrons,prótons ou íons ) ou por sistemas delas.

    ResponderExcluir
  23. Aluno(a):Maria do Carmo .
    N°23.
    Sala:Josué Montelo.
    Turno:Vespertino.


    1°A Eletricidade é o ramo da Física responsável pelo estudo de quaisquer fenômenos que ocorram por causa de cargas elétricas em repouso ou em movimento.

    2°A eletricidade é utilizada em praticamente tudo o que nos cerca: automóveis, aparelhos de celular, TV, computador, eletrodomésticos em geral, para a transmissão das ondas eletromagnéticas que transportam informação a distância (ondas de rádio, TV, telefonia), para aquecer, esfriar, para a fabricação de produtos industrializados, para iluminação, etc. Um país sem energia elétrica hoje em dia pode ser associado a um país com baixo desenvolvimento

    3°Condutores:Os corpos considerados condutores elétricos possuem excesso de elétrons em sua camada de Valencia, que é a última camada a receber elétrons em um átomo.Ex:O metal.
    Dielétricos:Os elétrons que formam esses materiais não tem facilidade de movimento, tendo em vista a forte ligação entre eles e o núcleo atômico.Ex:Madeira seca.

    4°Quais os processos de eletrização de um corpo?
    São três os processos de eletrização: eletrização por atrito, eletrização por contato e eletrização por indução.

    5°O campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por um sistemas delas. Cargas elétricas num campo elétrico estão sujeitas e provocam forças elétricas.

    Física em nossa vida.
    A Física permite-nos conhecer as leis gerais da Natureza que regulam o desenvolvimento dos processos que se verificam, tanto no Universo circundante como no Universo em geral.
    O objetivo da Física consiste em descobrir as leis gerais da Natureza e esclarecer, com base nelas, processos concretos. Os cientistas, à medida que se aproximavam desse objetivo, iam compreendendo melhor o panorama grandioso a complexo da unidade universal da Natureza. O Universo não é um conjunto simples de acontecimentos independentes, mas todos eles constituem manifestações evidentes do Universo considerado como um todo.

    ResponderExcluir
  24. 1-
    A Eletricidade é o ramo da Física responsável pelo estudo de quaisquer fenômenos que ocorram por causa de cargas elétricas em repouso ou em movimento.
    2-
    a eletricidade é muito importante no nosso dia-a-dia, na higiene, na alimentação, na comunicação, etc. Além de nos proporcionar conforto, lazer, segurança... Ela permite o funcionamento de escolas, farmácias, industrias, hospitais, entre outros.
    3-
    condutores são aqueles materiais onde há possibilidade de trânsito da corrente elétrica através dele como, por exemplo, o ferro.Os isolantes, também chamados de materiais dielétricos, ocorre o processo inverso. Nesses materiais, os elétrons estão fortemente ligados ao núcleo atômico, ou seja, eles não possuem elétrons livres ou a quantidade é tão pequena que pode ser desprezada. Dessa maneira, não permitem passagem de corrente elétrica. São bons exemplos de materiais isolantes: o vidro, a borracha, a cerâmica e o plástico.
    4-
    São três os processos de eletrização: eletrização por atrito, eletrização por contato e eletrização por indução.
    5-
    Os efeitos elétricos que ocorrem nas proximidades de cargas elétricas são associados à existência de um campo elétrico no local, este interage com a carga de prova. É importante perceber que um campo elétrico só pode ser detectado a partir da interação do mesmo com uma carga de prova, se não existir interação com a carga significa que o campo não existe naquele local.
    Aluna: Fernanda Paula nº06
    Sala: Josué Montello
    Turno: matutino

    ResponderExcluir
  25. ALUNA : RAMIRES GABRIELY N°34
    PROFESSOR: JOSÉ RAIMUNDO
    TURNO:VESPERTINO
    SALA: JOSUÉ MONTELLO


    1. O que é eletricidade?

    A Eletricidade é o ramo da Física responsável pelo estudo de quaisquer fenômenos que ocorram por causa de cargas elétricas em repouso ou em movimento.


    2. Qual a importância da eletricidade em nossa vida?

    A eletricidade está presente em nosso organismo.
    Eh através dela que pensamos, sentimos dores, nos
    movimentamos, o sistema nervoso funciona baseado
    em estímulos elétricos. Fora isso a eletricidade é utilizada
    em praticamente tudo que nos cerca: aparelhos de celular, TV, computador, etc.

    3. O que são materiais condutores e dielétricos? Cite exemplos.

    condutores são aqueles materiais onde há possibilidade de trânsito da corrente elétrica através dele como, por exemplo, o ferro.Os isolantes, também chamados de materiais dielétricos, ocorre o processo inverso. Nesses materiais, os elétrons estão fortemente ligados ao núcleo atômico, ou seja, eles não possuem elétrons livres ou a quantidade é tão pequena que pode ser desprezada. Dessa maneira, não permitem passagem de corrente elétrica. São bons exemplos de materiais isolantes: o vidro, a borracha, a cerâmica e o plástico.

    4. Quais os processos de eletrização de um corpo?

    São três os processos de eletrização: eletrização por atrito, eletrização por contato e eletrização por indução.

    5. O que é campo elétrico?
    Os efeitos elétricos que ocorrem nas proximidades de cargas elétricas são associados à existência de um campo elétrico no local, este interage com a carga de prova. É importante perceber que um campo elétrico só pode ser detectado a partir da interação do mesmo com uma carga de prova, se não existir interação com a carga significa que o campo não existe naquele local.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1: O que é eletricidade
      Bom,eletricidade é um ramo da física na qual são estudas fenômenos naturais onde há existência de cargas elétricas, sejam elas em repouso ou não

      2:Qual a importancia da eletricidade em nossa vida?

      A eletricidade está presente em todo o nosso corpo:nos movimentos que fazemos (voluntários ou involuntários),movimentos esses que são comandados pelo cérebro que,por sinal ,funciona através de impulsos elétricos.

      3:O q são matérias condutores e dielétrico? Cite exemplos.
      Condutores são materiais no qual são capazes de conduzir uma corrente elétrica,ou seja,onde pode haver uma passagem de corrente elétrica. Ex.: o ferro. Já os matérias dielétricos (isolantes) são materias onde não pode haver uma passagem de corrente elétrica. Ex.:a borracha.

      4:Quais os processos de eletrização de um corpo?
      São três processos, que são: Eletrização, Contato e Eletrização por indução.

      5:O que é campo elétrico?
      Bom,campo elétrico é o campo de força provocado pela ação entes duas cargas elétricas,força essa que será de atração ou repulsão.

      Aluno: Guilherme Gomes Sousa n°- 10
      Sala: Josué Montello
      Turno: Vespertino

      Espero ter respondido certo.

      Excluir
  26. ALUNA: MARIA VITÓRIA N°26
    SALA:JOSUÉ MONTELLO
    PROFESSOR:JOSÉ RAIMUNDO
    TURNO: VESPERTINO

    1. O que é eletricidade?

    Conjunto de fenômenos naturais
    que envolvem a existência de cargas elétricas
    estacionárias ou em movimento.



    2. Qual a importância da eletricidade em nossa vida?

    A eletricidade é utilizada em praticamente tudo o que nos cerca: automóveis, aparelhos de celular, TV, computador, eletrodomésticos em geral, para a transmissão das ondas eletromagnéticas que transportam informação a distância (ondas de rádio, TV, telefonia), para aquecer, esfriar, para a fabricação de produtos industrializados, para iluminação, etc. Um país sem energia elétrica hoje em dia pode ser associado a um país com baixo desenvolvimento

    3. O que são materiais condutores e dielétricos? Cite exemplos.

    Nos dielétricos os elétrons estão fortemente ligados ao núcleo dos átomos, ou seja, as substâncias dielétricas não possuem elétrons livres (fator necessário para que haja passagem de corrente elétrica).
    São chamados de condutores aqueles materiais onde há possibilidade de trânsito da corrente elétrica através dele como, por exemplo: o ferro, metais, o carbono e a água mineral. Já os isolantes, também chamados de dieléticos, os elétrons estão fortemente ligados ao núcleo atômico, ou seja, eles não possuem elétrons livres ou a quantidade é tão pequena que pode ser desprezada. Dessa maneira, não permitem passagem de corrente elétrica. São bons exemplos de materiais isolantes: o vidro, a borracha, a cerâmica e o plástico.


    4. Quais os processos de eletrização de um corpo?

    São três os processos de eletrização: eletrização por atrito, eletrização por contato e eletrização por indução.

    5. O que é campo elétrico?

    Os efeitos elétricos que ocorrem nas proximidades de cargas elétricas são associados à existência de um campo elétrico no local, este interage com a carga de prova.

    ResponderExcluir
  27. Sala:Raimundo Correia
    Turno:Matutino
    Aluna:Paula Sales
    Nº:22

    1-O conceito de eletricidade esta ligado ao estudo da eletrostática,eletrocinética e eletromagnetismo,também aos fenômenos caloríficos,mecânicos e luminosos.De uma forma menos formal a palavra "eletricidade" nos remonta ideia de efeitos físicos originados no meio natural.

    2-A eletricidade esta bem inclusa em nosso cotidiano de diversas formas,dentro da nossa própria casa ao usarmos energia elétrica como:ao ligar um ventilador ou uma geladeira na tomada,hoje somos quase que dependentes da eletricidade,assim como da água,coisas que não conseguimos mais viver sem.

    3-Os condutores elétricos como o próprio nome já diz são os que tem mais facilidade de condução elétrica,eles tem essa facilidade por que possuem mais elétrons na camada de valência,exemplos de bom condutores é o metal,o cobre,prata,ferro e etc. Ja os condutores dialetricos ou isolantes tem um conceito totalmente diferente do anterior,pois estes já não tem tanta facilidade de movimentação,assim também não tem eficiência para condução elétrica. Exemplos destes é o isopor,a borracha,o vidro,entre outros.

    4-Ha o processo de eletrização por atrito,por contato ou por indução,são três processos semelhantes.No processo de eletrização por atrito ao final de um processo de trocas de elétrons entre dois corpos,esses estarão eletrizados e com cargas elétricas opostas,Ja a eletrização por contato e um processo que um corpo eletrizado é colocado em contato com um corpo neutro,e o processo por indução é o fenômeno de separação de cargas elétricas de sinais contrários em um mesmo corpo.

    5-É a força provocada pela ação de cargas elétricas,sejam eles elétrons,prótons ou íons,isso por que essas cargas em um campo elétrico estão sujeitas,causando assim as forças elétricas.

    ResponderExcluir
  28. Aluna: Mayara Kelly Santos Silva N°25
    Sala: Josué Montello
    Turno: Matutino

    1-O que é eletricidade?
    R=Eletricidade é o conjunto de fenômenos naturais que envolvem a existência de cargas elétricas estacionárias ou em movimento.

    2-Qual é a importância da eletricidade em nossas vodas?
    R=A eletricidade se tornou a principal fonte de luz, calor e força utilizada no mundo moderno, atividades simples como assistir à televisão ou navegar na internet são possíveis porque a energia elétrica chega até a sua casa. Fábricas, supermercados, shoppings e uma infinidade de outros lugares precisam dela para funcionar. Grande parte dos avanços tecnológicos que alcançamos se deve à energia elétrica.

    3-O que são materiais condutores e dielétricos? Cite exemplos.
    R=Condutores, são materiais nos quais as cargas elétricas se deslocam de maneira relativamente livre, quando tais materiais são carregados em alguma região pequena, a carga distribui-se prontamente sobre toda a superfície do material.Ex: água, corpo humano,ferro.
    Dielétrico é um isolante elétrico que, sob a atuação de um campo elétrico exterior acima do limite de sua rigidez dielétrica, permite o fluxo da corrente elétrica.EX:Papel, plástico, borracha.

    4-Quais os processos de eletrização de um corpo?
    R=São três os processos de eletrização: eletrização por atrito, eletrização por contato e eletrização por indução.

    5-O que é um campo elétrico?
    R=O campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por um sistemas delas.



    ResponderExcluir
  29. 1: O que é eletricidade
    Bom,eletricidade é um ramo da física na qual são estudas fenômenos naturais onde há existência de cargas elétricas, sejam elas em repouso ou não

    2:Qual a importancia da eletricidade em nossa vida?

    A eletricidade está presente em todo o nosso corpo:nos movimentos que fazemos (voluntários ou involuntários),movimentos esses que são comandados pelo cérebro que,por sinal ,funciona através de impulsos elétricos.

    3:O q são matérias condutores e dielétrico? Cite exemplos.
    Condutores são materiais no qual são capazes de conduzir uma corrente elétrica,ou seja,onde pode haver uma passagem de corrente elétrica. Ex.: o ferro. Já os matérias dielétricos (isolantes) são materias onde não pode haver uma passagem de corrente elétrica. Ex.:a borracha.

    4:Quais os processos de eletrização de um corpo?
    São três processos, que são: Eletrização, Contato e Eletrização por indução.

    5:O que é campo elétrico?
    Bom,campo elétrico é o campo de força provocado pela ação entes duas cargas elétricas,força essa que será de atração ou repulsão.

    Aluno: Guilherme Gomes Sousa n°- 10
    Sala: Josué Montello
    Turno: Vespertino

    Espero ter respondido certo.

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. 1- O que é eletricidade?
    A Eletricidade é o ramo da Física responsável pelo estudo de quaisquer fenômenos que ocorram por causa de cargas elétricas em repouso ou em movimento.

    2- Qual a importância da eletricidade em nossa vida?
    A eletricidade se tornou a principal fonte de luz, calor e força utilizada no mundo moderno. Atividades simples como assistir à televisão ou navegar na internet são possíveis porque a energia elétrica chega até a sua casa. Fábricas, supermercados, shoppings e uma infinidade de outros lugares precisam dela para funcionar. Grande parte dos avanços tecnológicos que alcançamos se deve à energia elétrica.

    3- -O que são materiais condutores e dielétricos? Cite exemplos.

    Os condutores de eletricidade são meios materiais que permitem a passagem de cargas elétricas facilmente. O que diz que um material é condutor é a camada de valência dos átomos do material.O que caracteriza um material condutor é o “eletron livre” Exemplos: Cobre, prata e ouro.
    Existem materiais em que os elétrons estão firmemente ligados aos respectivos átomos, isto é, essas substâncias ou não possuem elétrons livres ou o número de elétrons livres é relativamente pequeno. Portanto, não é fácil o deslocamento da carga elétrica através desses materiais, que são denominados isolantes elétricos ou dielétricos.
    A porcelana, a borracha, o vidro, o plástico, o papel e a madeira são exemplos típicos de substâncias que se comportam como bons isolantes, em condições normais.

    4-Quais os processos de eletrização de um corpo?
    Processos de Eletrização

    Eletrização por atrito
    Quando dois corpos inicialmente neutros são atritados, se eletrizam e, em virtude do atrito ocasionado, um corpo ficará com carga positiva e o outro com carga negativa.
    Eletrização por contato
    Quando dois corpos (um eletrizado e outro inicialmente neutro) entram em contato, o corpo neutro fica com a mesma carga do eletrizado.
    Eletrização por indução
    É quando a eletrização de um corpo inicialmente neutro (induzido) acontece por simples aproximação de um corpo carregado (indutor), sem que haja contato entre os corpos. O induzido deve estar ligado a Terra ou a um corpo maior que possa lhe fornecer elétrons ou que dele os receba num fluxo provocado pela presença do indutor.

    5- -O que é um campo elétrico?
    Quando falamos em campo, estamos nos referindo à atuação de um determinado fenômeno a distância. O campo elétrico é criado por uma carga q ou por um conjunto de cargas localizado em uma determinada região do espaço. Quando ocorre interação entre o campo elétrico de duas cargas puntiformes, passa a existir entre essas cargas uma força elétrica.

    Aluna: Viviane Da Silva Lima n 39
    Turma: Josué Montello
    Turno: Vespertino

    ResponderExcluir
  32. 1- O que é eletricidade?
    A eletricidade é o ramo da física que tem como objeto de estudo os fenômenos relativos à eletrostática, eletrocinética e eletromagnetismo.

    2- Qual a importância da eletricidade em nossa vida?
    A eletricidade está presente em nosso organismo. É através dela que pensamos, sentimos dores, nos movimentamos. O sistema nervoso funciona baseado em estímulos elétricos. Disso, podemos concluir que a eletricidade é importante para a manutenção da nossa vida. Fora isso, a eletricidade é utilizada em praticamente tudo o que nos cerca: automóveis, aparelhos de celular, TV, computador, eletrodomésticos em geral, para a transmissão das ondas eletromagnéticas que transportam informação a distância (ondas de rádio, TV, telefonia), para aquecer, esfriar, para a fabricação de produtos industrializados, para iluminação, etc.
    Um país sem energia elétrica hoje em dia pode ser associado a um país com baixo desenvolvimentos.

    3- O que são materiais condutores e dielétricos? Cite exemplos.
    Os condutores de eletricidade são meios materiais que permitem a passagem de cargas elétricas facilmente.Os condutores mais comuns são: os metais, o carbono, as soluções aquosas de ácidos, bases e sais, os gases rarefeitos, os corpos dos animais, e, em geral, todos os corpos úmidos.Os dielétricos, também chamados de isolantes, são os materiais que fazem oposição à passagem da corrente elétrica. Os isolantes mais comuns são: vidro, louça, porcelana, borracha, ebonite (borracha vulcanizada com alto teor de enxofre, resistente ao calor), madeira seca, baquelite (plástico utilizado na fabricação de utensílios variados, como cabo de panelas e componentes elétricos), algodão, seda, lã, parafina, enxofre, resinas, água pura, ar seco, etc...

    4- Quais os processos de eletrização de um corpo?
    Eletrização por atrito

    Quando falamos em eletrização por atrito(também conhecida como fricção ou triboeletrização), é importante lembrar que existirá o contato direto de dois corpos, que devem ser feitos de materiais diferentes.

    Neste caso haverá um “doador” de elétrons que irá ficar com carga positiva e um “receptor” de elétrons que irá ganhar carga negativa.

    Eletrização por contato

    Para que a eletrização aconteça, existe a necessidade do contato entre os corpos condutores, e neste caso, obrigatoriamente um dos corpos deve estar carregado eletricamente.

    Eletrização por indução
    No caso da eletrização por indução, diferentemente do que acontece na eletrização por atrito ou contato, os corpos não precisam entrar em contato um com o outro, por isso o nome indução.

    5- O que é campo elétrico?
    O campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por um sistemas delas. Cargas elétricas num campo elétrico estão sujeitas e provocam forças elétricas.

    Aluna: Juciara De Freitas Veras. N 14
    Turma: Josué Montello
    Turno: Vespertino.

    ResponderExcluir
  33. Maria Graziela Castro Alves
    N=23 Josué Montelo matutino
    1:A eletricidade é um termo que abrange uma variedade de fenômenos resultante da presença e fluxo de carga elétrica.

    2:A eletricidade está presente em nosso organismo. É através dela que pensamos, sentimos dores, nos movimentamos. O sistema nervoso funciona baseado em estímulos elétricos. Disso, podemos concluir que a eletricidade é importante para a manutenção da nossa vida. Fora isso, a eletricidade é utilizada em praticamente tudo o que nos cerca: automóveis, aparelhos de celular, TV, computador, eletrodomésticos em geral, para a transmissão das ondas eletromagnéticas que transportam informação a distância (ondas de rádio, TV, telefonia), para aquecer, esfriar, para a fabricação de produtos industrializados, para iluminação, etc.

    3:Condutores_São aqueles materias onde a possibilidade de trânsito da corrente elétrica através dele.
    Ex:ferro.
    Dieletricos- nesse materiais os elétrons estão fortemente ligados ao núcleo atómico,ou seja eles não possuem elétrons livres ou quantidade e tão pequena que pode ser desprezada.Dessa maneira não permite passagem de corrente elétrica.
    Ex:borracha e vidro.

    4:São três-eletrização por atrito,eletrização por contanto e eletrização por indução.

    5:É o campo de força provocada pela ação de cargas elétricas(elétrons,protòns e íons)ou por um sistemas dela.Cargas elétricas num campo elétrico estão sujeitos e provocam forças elétrica.
    OBS:Não pode postar ontem pois estavam sem internet.

    ResponderExcluir
  34. Natália Costa Souza Silva n° 24
    Turma= Raimundo Fontinele Turno= Matutino
    Obs: Não pude postar antes porque estava sem internet .
    1. O que é eletricidade?

    É o ramo da física que tem como objeto de estudo os fenômenos relativos à eletrostática, eletrocinética e eletromagnetismo

    2. Qual a importância da eletricidade em nossa vida?

    A eletricidade se tornou a principal fonte de luz, calor. e força utilizado no mundo moderno. Atividades simples que praticamos como assistir televisão navegar na internet só são possíveis porque a eletricidade chega até as casas. Fábricas, supermercados , Shoppings uma infinidade de lugares precisam dela para funcionar. Grande parte dos avanços tecnológicos que conseguimos ao longo do tempo foram possível por causa da eletricidade.

    3. O que são materiais condutores e dielétricos? 1.te exemplos.

    São chamados de condutores aqueles materiais onde há possibilidade de trânsito da corrente elétrica através dele como, por exemplo: o ferro, metais, o carbono e a água mineral. Já os isolantes, também chamados de dieléticos, os elétrons estão fortemente ligados ao núcleo atômico, ou seja, eles não possuem elétrons livres ou a quantidade é tão pequena que pode ser desprezada. Dessa maneira, não permitem passagem de corrente elétrica. São bons exemplos de materiais isolantes: o vidro, a borracha, a cerâmica e o plástico.
    Isolantes elétricos, ou dielétricos, são materiais que apresentam condutividades elétricas pequenas, da ordem de 10-10 a 10-20 S/m. Devido a essa característica, essa classe de materiais é utilizada no confinamento de energia elétrica, seja para fins de segurança (isolamento elétrico de equipamentos e estruturas) ou de armazenamento energético (aumento da capacitância em capacitores). Os materiais isolantes normalmente são polímeros, cerâmicas, vidros ou madeiras.

    4. Quais os processos de eletrização de um corpo?

    Atrito, contato, indução.

    5. O que é campo elétrico?

    O campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por um sistemas delas. Cargas elétricas num campo elétrico estão sujeitas e provocam forças elétricas.

    ResponderExcluir
  35. 1. O que é eletricidade?
    É o conjunto de fenômenos naturais que envolvem a existência de cargas elétricas estacionárias ou em movimento.

    2. Qual a importância da eletricidade em nossa vida?
    A eletricidade é importante para a nossa saúde, entretenimento (celulares, tabletes, TV, notebooks, etc), alimentação (esquentar alimentos em um microondas), iluminação, conforto e etc.

    3. O que são materiais condutores e dielétricos? Cite exemplos.
    Os condutores são meios materiais que permitem a passagem de cargas elétricas facilmente, como ocorre com os metais.
    Os dielétricos são chamados de isolantes, pois não há possibilidade de passagem de corrente elétrica através desses materiais, como a borracha.

    4. Quais os processos de eletrização de um corpo?
    Há três processos de eletrização: eletrização por atrito, eletrização por contato e eletrização por indução.

    5. O que é campo elétrico?
    É o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por um sistemas delas.



    Aluno: Pedro Joaquim de Oliveira Neto
    n°27
    Sala: Raimundo Fontinele
    Turno: Matutino

    ResponderExcluir

  36. Aluno : Ismailane Ferreira da Silva n· 11
    Turno: Matutino
    Sala : Raimundo Fontinele

    1. O que é eletricidade?
    No uso geral, a palavra "eletricidade" se refere de forma igualmente satisfatória a uma série de efeitos físicos. Em um contexto científico, no entanto, o termo é muito geral para ser empregado de forma única, e conceitos distintos contudo a ele diretamente relacionados são usualmente melhor identificados por termos ou expressões específicos.

    2. Qual a importancia da eletricidade em nossas vidas?
    A eletricidade está presente em nosso organismo. É através dela que pensamos, sentimos dores, nos movimentamos. O sistema nervoso funciona baseado em estímulos elétricos. Disso, podemos concluir que a eletricidade é importante para a manutenção da nossa vida. Fora isso, a eletricidade é utilizada em praticamente tudo o que nos cerca: automóveis, aparelhos de celular, TV, computador, eletrodomésticos em geral, para a transmissão das ondas eletromagnéticas que transportam informação a distância (ondas de rádio, TV, telefonia), para aquecer, esfriar, para a fabricação de produtos industrializados, para iluminação, etc. 
    Um país sem energia elétrica hoje em dia pode ser associado a um país com baixo desenvolvimento.

    3. O que são materiais condutores e dielétricos? Cite exemplos.
    Os materiais que conduzem a energia, ou melhor, que permitem a passagem de cargas elétricas com facilidade, são chamados de condutores. Nos materiais condutores, os elétrons da última camada, também chamados de elétrons livres, estão fracamente ligados ao núcleo; dessa forma, podem ser arrancados facilmente dele. O ferro é um bom exemplo de um material condutor: ele possui apenas dois elétrons na última camada, que podem ser arrancados com facilidade do núcleo, por isso dizemos que ele é um bom condutor.
    Os dielétricos são objetos isolantes (compostos por plástico ou óleo mineral), capazes de impedir a passagem da corrente elétrica por um condutor metálico.
    Alguns exemplos bastante conhecidos de dielétricos são a borracha e a madeira.

    4. Quais os processos de eletrização de um corpo?
    São três os processos de eletrização: eletrização por atrito, eletrização por contato e eletrização por indução. Como o próprio nome diz, atritando-se, ou melhor, colocando-se dois corpos constituídos de substâncias diferentes e, inicialmente, neutros em contato, um deles cede elétrons, enquanto o outro recebe.

    5. O que é campo elétrico?
    O campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por um sistemas delas. Cargas elétricas num campo elétrico estão sujeitas e provocam forças elétricas.

    ResponderExcluir
  37. 1- O que é eletricidade?
    Eletricidade é o ramo da física que tem como objeto de estudo os fenômenos relativos à eletrostática, eletrocinética e eletromagnetismo.
    2-Qual a importância da eletricidade nas nossas vidas? A eletricidade está presente em nosso organismo. É através dela que pensamos, sentimos dores, nos movimentamos. O sistema nervoso funciona baseado em estímulos elétricos. Disso, podemos concluir que a eletricidade é importante para a manutenção da nossa vida. Fora isso, a eletricidade é utilizada em praticamente tudo o que nos cerca: automóveis, aparelhos de celular, TV, computador, eletrodomésticos em geral, para a transmissão das ondas eletromagnéticas que transportam informação a distância (ondas de rádio, TV, telefonia), para aquecer, esfri
    3-O que são matérias condutores de eletricidade? De exemplos
    Cotidianamente estamos em contato com elementos que são condutores elétricos e outros que são isolantes elétricos. O que diferencia esses elementos, permitindo que uns possuam maior facilidade de conduzir eletricidade do que outros, é a estrutura atômica de cada substância.
    4- Quais os processos de eletrização de um corpo?
    São três os processos de eletrização: eletrização por atrito,eletrização por contato eeletrização por indução. Como o próprio nome diz, atritando-se, ou melhor, colocando-se dois corpos constituídos de substâncias diferentes e, inicialmente, neutros em contato, um deles cede elétrons, enquanto o outro recebe.
    5- O que é um campo elétrico? O campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargaselétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por um sistemas delas. Cargaselétricas num campo elétrico estão sujeitas e provocam forças elétricas.
    Bárbara Carvalho n- 04

    ResponderExcluir
  38. 1-Eletricidade é o ramo da física que tem como objeto de estudo os fenômenos relativos à eletrostática, eletrocinética ,eletromagnetism

    Segundo a lei da conservação da energia, é uma das formas que pode adotar a energia e que dá lugar a múltiplos fenômenos.



    2-A eletricidade está presente em nosso organismo. É através dela que pensamos, sentimos dores, nos movimentamos. O sistema nervoso funciona baseado em estímulos elétricos. Disso, podemos concluir que a eletricidade é importante para a manutenção da nossa vida. Fora isso um país sem energia elétrica hoje em dia pode ser associado a um país com baixo desenvolvimento.



    3-Os corpos considerados condutores elétricos possuem excesso de elétrons em sua camada de valência, que é a última camada a receber elétrons em um átomo. Os elétrons presentes na camada de valência são denominados de elétrons livres, e a força de atração entre eles e o núcleo atômico é pequena, logo, eles possuem facilidade de se movimentar pelo material, tornando a substância em questão um bom condutor de eletricidade. De modo geral, os metais são excelentes condutores

    4- Por atrito, contato e indução



    5- O campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por um sistemas delas. Cargas elétricas num campo elétrico estão sujeitas e provocam forças elétricas.

    Raimundo Fontenele
    Eliane Melo N°6

    ResponderExcluir


  39. 1- A eletricidade é um termo geral que abrange uma variedade de fenômenos resultantes da presença e do fluxo de carga elétrica.



    2- A eletricidade se tornou a principal fonte de luz, calor e força utilizada no mundo moderno. Atividades simples como assistir à televisão ou navegar na internet são possíveis porque a energia elétrica chega até a sua casa. Fábricas, supermercados, shoppings e uma infinidade de outros lugares precisam dela para funcionar. Grande parte dos avanços tecnológicos que alcançamos se deve à energia elétrica.



    3- Os dielétricos são objetos isolantes (compostos por plástico ou óleo mineral), capazes de impedir a passagem da corrente elétrica por um condutor metálico. borracha, porcelana, vidro, plástico, madeira e muitos outros.



    4- Por atrito, contato e indução



    5- O campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por um sistemas delas. Cargas elétricas num campo elétrico estão sujeitas e provocam forças elétricas.

    Raniele Delmondes
    Raimundo Fontenele
    Matutino

    ResponderExcluir


  40. 1- A eletricidade é um termo geral que abrange uma variedade de fenômenos resultantes da presença e do fluxo de carga elétrica.



    2- A eletricidade se tornou a principal fonte de luz, calor e força utilizada no mundo moderno. Atividades simples como assistir à televisão ou navegar na internet são possíveis porque a energia elétrica chega até a sua casa. Fábricas, supermercados, shoppings e uma infinidade de outros lugares precisam dela para funcionar. Grande parte dos avanços tecnológicos que alcançamos se deve à energia elétrica.



    3- Os dielétricos são objetos isolantes (compostos por plástico ou óleo mineral), capazes de impedir a passagem da corrente elétrica por um condutor metálico. borracha, porcelana, vidro, plástico, madeira e muitos outros.



    4- Por atrito, contato e indução



    5- O campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por um sistemas delas. Cargas elétricas num campo elétrico estão sujeitas e provocam forças elétricas.


    Raniele Silva dos Anjos
    N° 28
    Raimundo Fontenele
    Matutino

    ResponderExcluir
  41. Aluna: Paula Silva
    Professor:José Raimundo
    Turno : Vespertino
    Sala:Josué Montello

    1- O que é eletricidade?


    Eletricidade é o ramo da física que tem como objeto de estudo os fenômenos relativos à eletrostática, eletrocinética e eletromagnetismo.
    2-Qual a importância da eletricidade nas nossas vidas?

    A eletricidade está presente em nosso organismo. É através dela que pensamos, sentimos dores, nos movimentamos. O sistema nervoso funciona baseado em estímulos elétricos. Disso, podemos concluir que a eletricidade é importante para a manutenção da nossa vida. Fora isso, a eletricidade é utilizada em praticamente tudo o que nos cerca: automóveis, aparelhos de celular, TV, computador, eletrodomésticos em geral, para a transmissão das ondas eletromagnéticas que transportam informação a distância (ondas de rádio, TV, telefonia), para aquecer, esfri
    3-O que são matérias condutores de eletricidade? De exemplos

    Cotidianamente estamos em contato com elementos que são condutores elétricos e outros que são isolantes elétricos. O que diferencia esses elementos, permitindo que uns possuam maior facilidade de conduzir eletricidade do que outros, é a estrutura atômica de cada substância.
    4- Quais os processos de eletrização de um corpo?

    São três os processos de eletrização: eletrização por atrito,eletrização por contato eeletrização por indução. Como o próprio nome diz, atritando-se, ou melhor, colocando-se dois corpos constituídos de substâncias diferentes e, inicialmente, neutros em contato, um deles cede elétrons, enquanto o outro recebe.
    5- O que é um campo elétrico?

    O campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargaselétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por um sistemas delas. Cargaselétricas num campo elétrico estão sujeitas e provocam forças elétricas.

    ResponderExcluir
  42. Muito bem, caros alunos, parabéns a todos pelas suas contribuições sobre o tema abordado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pela participação!