ATIVIDADE 2º ANO CE HORÁCIO ALVES e ESCOLA PIO XII

O EFEITO ESTUFA?
Atividade: Dê o seu comentário sobre o EFEITO ESTUFA, enfatizando suas principais causas e consequências.
________________________________________________________
Poluição: Principal causa do efeito estufa e do aquecimento global.
Efeito estufa é o aquecimento gradual do planeta provocado pelo acúmulo de certos gases na atmosfera, principalmente dióxido de carbono ou gás carbônico (CO2). Os gases à base de carbono são conhecidos como gases estufa.
O efeito estufa tem um lado bom. A camada de gases em torno da Terra serve para manter a temperatura do planeta nos limites adequados para a vida. Sem essa "manta" que retém o calor, a atmosfera seria cerca de 18 graus Celcius mais fria.

O aspecto negativo do efeito estufa está relacionado à ação do homem. A atmosfera da Terra formou-se lentamente, em bilhões de ano. De repente, em poucas décadas, a grande produção de gases estufa pelo homem ameaça alterar seu equilíbrio, tornando-a cada vez mais espessa, o que resultaria na retenção de mais calor sobre a superfície da Terra.
Não há dúvida sobre o papel dos gases no aquecimento global. Mas ainda há discussões sobre o verdadeiro papel do dióxido de carbono emitido por atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis (petróleo, carvão) e a fumaça das queimadas.

Foi provado o aumento da temperatura média do planeta nos últimos anos. Também já foi mostrado o aumento da emissão de gases estufa por atividades humanas. Mas não se estabeleceu ainda um clara relação de causa e efeito entre esses dois fatos. O aumento da temperatura poderia ser uma oscilação natural do planeta.

Estuda-se também o papel dos oceanos. Eles cobrem três quartos da superfície do planeta. Grande parte do carbono é produzido nos oceanos através do fitoplâncton, minúsculos organismos vegetais. Qual a verdadeira capacidade de o mar servir de "depósito " de carbono? É mais um tema em discussão.
Mesmo com tantas incertezas, é melhor tomar medidas de redução dos gases estufa antes que seja tarde.
Mais em: http://www.webciencia.com/efeito-estufa-aquecimento-global-temperatura-planeta.htm#ixzz1tKbWVvVh
Fonte: Vivência e descoberta em geografia, 7ª série / Scarbelli & Darós - Ed. renov. - São Paulo : FTD, 1996.

Comentários

  1. Layla Caroline Reissábado, abril 28, 2012

    O EFEITO ESTUFA

    O efeito estufa é um processo que deve ocorrer para que se possa existir vida na Terra, pois dentro de determinada faixa, o calor vindo do efeito é de vital importância para os seres que habitam o planeta. Esse calor serve para manter o planeta aquecido e garantir a manutenção da vida.

    O efeito estufa ocorre quando parte da radiação infravermelha é absorvida por determinados gases que estão presentes na atmosfera, os quais fazem com que parte o calor fique retido e não volte para o espaço.

    Mas sabemos que nos últimos anos vem ocorrendo um agravamento do efeito estufa, ocasionando um aumento da temperatura no planeta.
    Esse aumento de temperatura gera uma série de conseqüências para a vida daqueles que habitam o planeta, que além de sofrer com as altas temperaturas, ainda tem que se adaptar rapidamente as transformações que ocorrem no meio ambiente.

    Entre as transformações podemos citar: derretimento das geleiras, alagamento de ilhas e regiões litorâneas, maior ocorrência de furacões, tufões, maremotos e enchentes, entre outras.

    ENTRE AS PRINCIPAIS CAUSAS DO EFEITO ESTUFA ESTÃO: a queima de combustíveis fósseis (tanto a nível industrial como urbano); a devastação e queima de áreas florestais como a floresta Amazônica; a degradação de matéria orgânica em lixões (metano); a associação destes e outros processos. Sendo assim, existem muitas controvérsias e muitas teorias sobre este assunto, onde algumas entidades ecológicas intitulam as queimadas da Amazônia como um dos principais causadores do efeito estufa.

    PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS DO EFEITO ESTUFA:

    - Retenção do calor na atmosfera fazendo com que aumente a temperatura no planeta;
    - Com o aumento da temperatura no planeta (aquecimento global), já está em processo o derretimento das geleiras das calotas polares;
    - Mudanças climáticas provocadas pelo efeito estufa podem potencializar fenômenos ambientais como, por exemplo, furacões, tempestades, secas e quantidade de chuvas (com enchentes) em determinadas regiões;
    - O derretimento das calotas polares provoca o aumento da quantidade de água nos oceanos, podendo provocar, em breve, o alagamento de cidades litorâneas e a submersão de ilhas.
    Entre outras.


    Aluna: LAYLA CAROLINE DOS REIS OLIVEIRA. Nº19
    Sala: COELHO NETO.
    Serie: 2ºANO.
    Turno: VESPERTINO.
    Escola: CENTRO DE ENSINO HORÁCIO ALVES DE ANDRADE.

    ResponderExcluir
  2. o efeito estufa é causado pelo acumulo de gases poluentes na atmosfera, onde muitos desses gases são liberados pelas indunstrias e como tambem pela fumaça resultante da queima de matas.
    o acumulo de gases poluentes na atmosfera pode ate controlar a temperatura no planeta, mas, prejudica mais do que auxilia, pois,um dos dos maiores males relacionados ao efeito estufa é o aquecimento global que afeta a todos e a cada dia que passa desequilibra o nosso ambiente, cuasando grandes disturbios climaticos, e por consequencia enormes catastrofes, com por exemplo, o aumento de chuvas em alguns lugares ocasionando enchentes e desmoronamentos e falta dela em outros causando seca e morte da vida existente, pois, sabemos que sem agua nao há vida.
    TAMIRES DA SILVA COSTA. 2º ALUISIO DE AZEVEDO

    ResponderExcluir
  3. O EFEITO ESTUFA

    O Efeito Estufa consiste, basicamente, na ação do dióxido de carbono e outros gases sobre os raios infravermelhos refletidos pela superfície da terra, reenviando-os para ela, mantendo assim uma temperatura estável no planeta. Ao irradiarem a Terra, parte dos raios luminosos oriundos do Sol são absorvidos e transformados em calor, outros são refletidos para o espaço, mas só parte destes chega a deixar a Terra, em consequência da ação refletora que os chamados "Gases de Efeito Estufa" (dióxido de carbono, metano, clorofluorcarbonetos- CFCs- e óxidos de azoto) têm sobre tal radiação reenviando-a para a superfície terrestre na forma de raios infravermelhos.

    PRINCIPAIS CAUSAS DO EFEITO ESTUFA:
    - Queima de combustíveis fósseis (patróleo, carvão) aumento dos níveis de gas carbônico
    - Degradação de matéria orgânica em lixões (metano)
    - Destruição das florestas (responsáveis pela retirada do gas carbônico da atmosfera).

    PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS DO EFEITO ESTUFA:
    - O aquecimento global provocado pelo efeito estufa pode acelerar o processo de desertificação em algumas regiões do planeta;
    - O efeito estufa pode alterar o funcionamento equilibrado de ecossistemas, provando o desaparecimento de espécies vegetais e animais;
    - As mudanças climáticas geradas pelo efeito estufa podem alterar os cursos naturais das correntes marítimas, provocando a extinção de diversas espécies de peixes e outros animais marinhos;
    - Ao modificar o clima de determinadas áreas, o efeito estufa pode prejudicar a agricultura em determinadas regiões, diminuindo a produção de alimentos no mundo todo.
    Entre outras.

    Aluna: LUANA DA SILVA ALVES. Nº22
    Sala: COELHO NETO.
    Serie: 2ºANO.
    Turno: VESPERTINO.
    Escola: CENTRO DE ENSINO HORACIO ALVES DE ANDRADE.

    ResponderExcluir
  4. O EFEITO ESTUFA

    O Efeito estufa acontece quando uma parte da radiação solar é absorvida pelos gases presentes na atmosfera da terra, e com isso, o calor fica retido no planeta, não sendo liberado no espaço e causando um aquecimento,dentro de um pequeno limite, o efeito estufa é muito importante, pois sem ele, nosso planeta seria gelado demais e não existiria vida. Mas atualmente, os poluentes soltos na atmosfera são tantos que o efeito estufa está causando um aquecimento maior do que o necessário, e esse excesso de calor também é prejudicial para a vida na Terra.

    PRINCIPAIS CAUSAS DO EFEITO ESTUFA:
    -Queima de combustíveis fósseis;
    -Enchentes;
    -Desmatamento;
    -Gases poluidores.

    PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS DO EFEITO ESTUFA:
    - O efeito estufa potencializa os danos provocados pelos poluentes na saúde das pessoas, principalmente nos grandes centros urbanos;
    - Ao gerar o aquecimento da temperatura, o efeito estufa pode aumentar as condições favoráveis para o princípio de incêndios em áreas verdes, principalmente em épocas secas e de baixa umidade;
    - Com o aumento da temperatura no planeta (aquecimento global), já está em processo o derretimento das geleiras das calotas polares;
    - O derretimento das calotas polares provoca o aumento da quantidade de água nos oceanos, podendo provocar, em breve, o alagamento de cidades litorâneas e a submersão de ilhas.
    Entre outras.

    Aluna: LEILA MAIANE DA SILVA ASSUNÇAO. Nº20
    Sala: COELHO NETO.
    Serie: 2ºANO.
    Turno: VESPERTINO.
    Escola: CENTRO DE ENSINO HORACIO ALVES DE ANDRADE.

    ResponderExcluir
  5. O aquecimento global está aumentando por causa do homem e suas atividades como aqueima de combustivéis petrólio carvão e a fumaça das queimadas.
    Os gases em torno da terra serve para manter a temperatura do planeta nos limites adequados para a vida. por isso não vamos poluir.
    Série:2ano Aluízio de Azevedo
    vespertino
    Aluno: Onildo José
    prof: José Raimundo.

    ResponderExcluir
  6. Luan Pereira de Sousasábado, abril 28, 2012

    O efeito estufa é a forma que a terra tem para manter sua temperatura constante. Uma parte da radiação que o planeta recebe fica na terra e a outra é refletida para o espaço. A radiação que fica no planeta deve-se principalmente ao gás carbônico (co2). Nos últimos anos a concentração de co2 tem aumentado na atmosfera. O efeito estufa consiste, basicamente na ação do co2 e outros gases sobre os raios infravermelhos refletidos pela superfície da terra, reenviando - os para ela, mantendo assim uma temperatura estável no planeta. As consequências são o acumulo de temperatura e de alta pressão dos raios solares que não vão ter a camada de ozônio como espelho para refletir os raios de volta para o espaço.

    ResponderExcluir
  7. Luan Pereira de Sousasábado, abril 28, 2012

    O efeito estufa é a forma que a terra tem para manter sua temperatura constante. Uma parte da radiação que o planeta recebe fica na terra e a outra é refletida para o espaço. A radiação que fica no planeta deve-se principalmente ao gás carbônico (co2). Nos últimos anos a concentração de co2 tem aumentado na atmosfera. O efeito estufa consiste, basicamente na ação do co2 e outros gases sobre os raios infravermelhos refletidos pela superfície da terra, reenviando - os para ela, mantendo assim uma temperatura estável no planeta. As consequências são o acumulo de temperatura e de alta pressão dos raios solares que não vão ter a camada de ozônio como espelho para refletir os raios de volta para o espaço.

    ResponderExcluir
  8. O efeito estufa é a forma que a terra tem para manter sua temperatura constante. Uma parte da radiação que o planeta recebe fica na terra e a outra é refletida para o espaço. A radiação que fica no planeta deve-se principalmente ao gás carbônico (co2). Nos últimos anos a concentração de co2 tem aumentado na atmosfera. O efeito estufa consiste, basicamente na ação do co2 e outros gases sobre os raios infravermelhos refletidos pela superfície da terra, reenviando - os para ela, mantendo assim uma temperatura estável no planeta. As consequências são o acumulo de temperatura e de alta pressão dos raios solares que não vão ter a camada de ozônio como espelho para refletir os raios de volta para o espaço.

    Francisco Luan Pereira de Sousa
    Aluísio de Azevedo
    Série - 2º ano

    ResponderExcluir
  9. O efeito estufa é um aquecimento no planeta provocando acúmulo de gases na atmosfera, principalmente dióxido de carbono ou gás carbônico. A camada de gases tem o dever de manter a temperatura do planeta limites para a vida. Foi provado o aumento da temperatura média do planeta nos últimos anos também foi mostrado o aumento da emissão de gases estufa por atividades humanas, mas não se estabeleceu ainda uma clara relação de causas e efeito entre esses dois fatos. O aumento da temperatura poderia ser uma oscilação natural do planeta.

    Nome: Rafaela Santos
    Sala: Aluísio de Azevedo
    Serie: 2º ano

    ResponderExcluir
  10. O efeito estufa é um fenômeno natural indispensável para manter a superfície do planeta aquecida.Sem ele, a Terra seria muito fria.Os gases do efeito estufa são capazes de reter o calor do Sol na atmosfera, formando uma espécie de cobertor em torno do planeta, impedindo que ele escape de volta para o espaço.
    Este fenômeno se torna um problema ambiental, quando a emissão de gases do efeito estufa (como o gás carbônico, o metano e o óxido nitroso), é intensificada pelas atividades humanas, causando um acréscimo da temperatura média da Terra, conhecido como Aquecimento Global.
    O efeito estufa, embora seja prejudicial em excesso, é na verdade vital para a vida na Terra, pois é ele que mantém as condições ideais para a manutenção da vida, com temperaturas mais amenas e adequadas. Porém, o excesso dos gases responsáveis pelo Efeito Estufa, ao qual desencadeia um fenómeno conhecido como Aquecimento Global, que é o grande vilão. Mas afinal como o Efeito Estufa ocorre ? Uma parte da radiação solar é refletida pela superfície terrestre, e logo em seguida é absorvida por alguns gases presentes na atmosfera. Por conta disso, todo o calor fica retido aqui, sem poder ser liberado para o espaço.


    Nome : Bianca Ramos de Oiveira
    Sala : Aluísio Azevedo
    Série : 2º ano
    Turno : Vespertino
    Escola : Horácio Alves de Andrade

    ResponderExcluir
  11. o efeito estufa e a maneira pela qual o planeta mantém um temperatura adequada a sobreviencia de animais e vegetais entretanto através de ação do homem com as quimada e a poluição vem destruindo a camada de ozonio emetendo a ela gazes de efeito estufa como carbonico favorecendo assim uma elevação segnifecativa,na temperatura do planeta de forma exagerada que chamamos de aquecimento global.

    Aluna:Francielen de Sousa Rêgo
    sala:Coelho Neto série:2 ano
    Turno:Vespetino
    Escola:Horácio Alves de Andrade

    ResponderExcluir
  12. sobre o efeito estufa podemos entende que o processo natural pelo qual o planeta manten-se aquecido.Porem devindo a ação do humano com a emesão de gazes de efeito estefa.Fumaças e queima de combustevel fosseis têm provocado um elevação exagerado de temperatura conhecido como aquecemento global.
    Aluna:Eva Patricia da Silva
    Sala:Aluizio Azevedo
    turno:Vepertino serie 2 ano
    Escola:Horácio Alves de Andrade.

    ResponderExcluir
  13. Francisco de Moraissábado, abril 28, 2012

    As causas de aumento das emessões dos gases estufa.
    Sobre o efeito estufa é o processo da natureza pelo qual o planeta e aquecido.
    Ser humano que causas o efeito estufa Criando de fumaças e a queima de fosseis exagerada a temperatura e mais conhecinda com Aquecemento Global.Degradação de matéria orgânica em lixoes(metano)
    Destruição das florestas,responsáveis pela retirada do gas carbânico da atmosfera.
    Francisco de Morais Rêgo
    Sala:Aluizio Azevedo
    turno:Vespertino serie 2 ano
    Escola:Horácio Alves de Andrade.

    ResponderExcluir
  14. Quema de combustiveis(patroleo e carvão),aumento dos níves de gas carbônico.o Efeito Estufa ocorre ? Uma parte da radiação solar é refletida pela superfície terrestre, e logo em seguida é absorvida por alguns gases presentes na atmosfera.
    o planeta recebe uma parte da radiação fica na terra e a outra é refletida para o espaço.
    Aluna:Aline da Costa
    turno: Vespertino serie: 2 ano
    Sala:Coelho Neto
    Escola:Horácio Alves de Andrade.

    ResponderExcluir
  15. O Efeito Estufa:

    O efeito estufa é a forma que a terra tem para manter sua temperatura constante.A atmosfera e altamente transparente a luz solar, porém cerca de 35% da radiação que recebemos vai ser refletida de novo para o espaço, ficando os outros 65% retidos na Terra.

    PRINCIPAIS CAUSAS DO EFEITO ESTUFA:

    - Queima de combustíveis fósseis (patróleo, carvão) aumento dos níveis de gas carbônico
    - Degradação de matéria orgânica em lixões (metano)
    - Destruição das florestas (responsáveis pela retirada do gas carbônico da atmosfera.

    PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS DO EFEITO ESTUFA:

    - Retenção do calor na atmosfera fazendo com que aumente a temperatura no planeta;

    - O efeito estufa pode alterar o funcionamento equilibrado de ecossistemas, provando o desaparecimento de espécies vegetais e animais;

    - Mudanças climáticas provocadas pelo efeito estufa podem potencializar fenômenos ambientais como, por exemplo, furacões, tempestades, secas e quantidade de chuvas (com enchentes) em determinadas regiões;

    - As mudanças climáticas geradas pelo efeito estufa podem alterar os cursos naturais das correntes marítimas, provocando a extinção de diversas espécies de peixes e outros animais marinhos;

    Aluna: Anne Caroline Araujo Silva
    Turno:Vespertino Serie: 2ºano
    Sala: Artur de Azevedo
    Escola: Horácio Alves de Andrade

    ResponderExcluir
  16. O efeito estufa está causando um aumento das temperaturas. Isso ocorre devido ao acúmulo do dióxido de carbono (CO²) na atmosfera. O aumento do gás deve-se a dois fatores: à queima de combustíveis, como o carvão, o gás natural e o petróleo (veículos, indústrias, etc), e às queimadas das florestas.

    Se o aquecimento da Terra continuar a aumentar, teremos longos períodos de secas, ondas de calor muito fortes e elevação do nível das águas dos oceanos.
    Mas sabemos também que nos últimos anos vem ocorrendo um agravamento do efeito estufa, ocasionando um aumento da temperatura do planeta. Esse aumento da temperatura gera uma série de conseqüência.
    Entre algumas transformações podemos citar: derretimento das geleiras, alagamentos de ilhas e regiões litorâneas.

    Nome: karem Ruth silva Queiroz
    Sala: Artur de Azevedo
    Turno: vespertino
    Série: 2° ano
    Escola:Horácio Alves de Andrade

    ResponderExcluir
  17. Como podemos notar, o texto relata o assunto sobre o que é efeito estufa e os possíveis problemas que ele pode ocasionar.
    O efeito estufa é formado pelo acúmulo de certos gases na atmosfera. Dentre eles o dióxido de carbono ou gás carbônico e outros gases (ozônio, metano e óxido de nitrogênio).
    As principais causas do efeito estufa é a ação do homem, que polui o meio ambiente, provocando queimadas. Entretanto uma das principais formas de emissão de dióxido de carbono é o que ocorre por meio de processos industriais.
    Podemos notar no texto, que se cuidamos do nosso ambiente, podemos contribuir para que não ocorra o efeito estufa. Tarefa muito simples, que até mesmo uma criança, se for bem orientado pode fazer.

    Samyra Arrais Coutinho n° 36
    Série: 2° ano Sala: Coelho Neto
    Turno: Vespertino

    ResponderExcluir
  18. O EFEITO ESTUFA

    Efeito estufa é um fenômeno natural de aquecimento térmico da Terra. É imprescindível para manter a temperatura do planeta em condições ideais de sobrevivência. Sem ele, a Terra seria muito fria, dificultando o desenvolvimento das espécies.

    PRINCIPAIS CAUSAS DO EFEITO ESTUFA:
    -Seca;
    -Queimadas;
    -E pode ser propício a uma nova era Glacial, devido á grande quantidade de CO2 na atmosfera.
    -Derretimento de geleiras.

    PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS DO EFEITO ESTUFA:
    -Não disperção dos poluentes; chuva ácida;
    -Aquecimento da atmosféra; derretimento das calotas poláres; elevação do nível do mar;
    -Alteração do eixo rotacional da terra; mudança do cíclo de tempo e das estações climáticas.
    Entre outras.

    Aluna: JÉSSICA DE ARAÚJO ASSUNÇÃO. Nº14
    Sala: COELHO NETO.
    Serie: 2ºANO.
    Turno: VESPERTINO.
    Escola: CENTRO DE ENSINO HORACIO ALVES DE ANDRADE.

    ResponderExcluir
  19. Iara da silva Teixeiradomingo, abril 29, 2012

    O efeito estufa
    -O dióxido de carbono armazena maior quantidade de calor e emite para a terra,aumentando,assim,o aquecimento terrestre.
    -Devido a intensificação dos desmatamentos,aumentam os níveis de dióxido de carbono na atmosfera terrestre.
    -Esse aquecimento provoca não só o aumento da concentração de vapor d'água na atmosfera,como também o possível derretimento da neve e das calotas polares.
    As principais fontes de poluição do ar são as indústrias,os motores dos carros e dos aviões e a queima do lixo.Raramente a poluição do ar deve-se a um só tipo de poluente.
    Por exemplo,o dióxido de enxofre,poluente mais comum na atmosfera,sozinho é capaz de provocar sérios distúrbios respiratórios.

    aluno(a):Iara da Silva Teixeira
    sala:2°ano Aluízio de Azevedo
    turno:vespertino
    escola:Horácio Alves de Andrade

    ResponderExcluir
  20. Kelly Tenório Figueirinhadomingo, abril 29, 2012

    O efeito estufa

    O efeito estufa é provocado pelo acúmulo de outros gases na atmosfera.O efeito estufa pode ter seu lado bom,como servir para manter a temperatura do planeta nos seus limites adequados para a vida.
    O homem e suas ações são um dos aspectos negativos principal do efeito estufa, em poucas décadas a produção de gases estufa pelo homem estava ameaçado alterar o equilíbrio da terra, assim tornando cada vez mais a terra espessa.
    Suas principais causas são:
    *Queima de combustíveis fosseis.
    *Enchentes.
    *Desmatamento.
    *Gases poluidores.

    Principais consequências:
    * A retenção do calor na atmosfera,causando o aumento da temperatura do planeta.
    * As mudanças clímaticas provocadas pelo efeito estufa, causado fenômenos ambientais como:Furações;Tempestades;Secas:e etc........
    Entre outros.

    Aluna: Kelly Tenório Figueirinha.
    Sala: Coelho Neto.
    Serie: 2 ano

    ResponderExcluir
  21. O efeito estufa?
    Efeito estufa - é um aquecimento gradual da terra que é envolvida por uma camada de ar chamada atmosfera. O ar é uma mistura de vários gases como: nitrogênio, o oxigênio, o gãs carbônico, o vapor da água e outros gases.
    O lado bom do efeito estufa é que ele fornece oxigênio para os seres vivos, servem como escudo para nos proteger dos raios de sol que podem prejudicar os seres vivos, mantem o calor da superfície da terra e auxilia na formação das chuvas.
    O seu aspecto negativo está nas queimadas praticadas pela ação do homem, mas também os automóveis e as industrias jogam no ar fumaça e gases tóxicos poluindo mais a atmosfera que interferem muito no clima do planeta e na saúde dos seres vivos.

    Aluna:Maria Raiane Gonzaga de Sousa nº 26
    sala: Coelho Neto

    ResponderExcluir
  22. O Efeito Estufa, provoca um aquecimento muito grande na temperatura do planeta terra. Que é caudado por acúmulo de enorme quantidade de gases: Dióxido de carbono ou gás carbona.

    Como tudo tem seu lado bom, o efeito estufa serve, de certa forma para nós. Sem esses efeitos e gases, a temperatura de Terra séria muito baixa, ou talvez nem tivesse vida na terra.

    Mas, o Efeito Estufa está relacionado com a ação do homem na terra. O efeito estufa pode ameaça ou alterar o equilíbrio da atmosfera. A atmosfera demorou bilhões de anos para se formar, e agora está ameaçada pelo homem!

    Nunca houve duvidas sobre o papel dos gases no aquecimento da Terra. Mas sempre houve várias discussões sobre o dióxido de carbona emitido pelo homem, com a queima de combustíveis fosseis.

    As atividades humanas tiveram um crescimento muito grande, com isso, a temperatura da Terra aumento muito. Mas tudo isso pode ser apenas uma oscilação do planeta Terra!

    O efeito estufa é feito por dióxido de carbono (CO2), metano (CH4).A poluição dos últimos duzentos anos tornou mais espessa a camada de gases existentes na atmosfera. Essa camada impede a dispersão da energia luminosa proveniente do Sol, que aquece e ilumina a Terra e também retém a radiação infravermelha (calor) emitida pela superfície do planeta.


    Aluno: Paulo Henrique Melo Sousa N°31
    Sala: Coelho Neto
    Serie: 2° ano
    Turno: Vespertino
    Escola: CE HORÁCIO ALVES DE ANDRADE

    ResponderExcluir
  23. A emissão exagerada de gases causadores do efeito estufa está provocando mudanças climáticas. Existem ciclos naturais de mudanças de temperatura na Terra e é difícil entender quanto desse aumento foi natural e quanto foi conseqüência de ações humanas. Com o objetivo de diminuir as emissões de gases de efeito estufa, o Protocolo de Quioto, assinado por 84 países, determina uma redução de, em média, 5,2%. O debate em torno do protocolo evidenciou as diferenças políticas entre Europa e Estados Unidos, que mesmo sendo o maior poluidor do planeta não entrou no acordo. "Os europeus vêm sofrendo há décadas com as conseqüências da poluição, como as chuvas ácidas, e com episódios climáticos atípicos,como grandes enchentes. Os países da Europa vêm desenvolvendo alternativas não-poluentes como energia eólica,que já configuram parte importante da matriz energética de alguns deles.
    As causas do efeito Estufa são a emissão de gases na atmosfera;
    e algumas consequencia são o aumento da temperatura global, derretimento das geleiras, aumento no nível do mar, entre outros;
    Soluções - redução na emissão de gases estufa, combustível alternativo, fonte de energia renovável, arborização, etc.
    Aluna: Ketly Tamara da Silva Sousa
    Sala: Artur de Azevedo
    Série: 2° ano
    Escola: Horacio Alves de Andrade

    ResponderExcluir
  24. O efeito estufa tem colaborado com o aumento da temperatura no globo terrestre nas últimas décadas. O aumento da temperatura ambiente, que como consequencia provoca o derretimento dos blocos de gelo, que podem inundar várias áreas, com o aumento da temperatura a água evapora mais rápido . O conjunto deste e de outros fatores provenientes do efeito estufa podem causar danos irreparáveis à todos os seres vivos.
    O efeito estufa é gerado pela derrubada de florestas e pela queimada das mesmas, pois são elas que regulam a temperatura, os ventos e o nível de chuvas em diversas regiões. Como as florestas estão diminuindo no mundo, a temperatura terrestre tem aumentado na mesma proporção.
    Um outro fator que está gerando o efeito estufa é o lançamento de gases poluentes na atmosfera, principalmente os que resultam da queima de combustíveis fósseis.
    Aluna: Rayla Sales Dias
    Sala: Artur de Azevedo
    Série: 2° ano
    Escola: Horácio Alves de Andrade

    ResponderExcluir
  25. o efeito estufa é um fenômeno que garante a temperatura ideal da Terra, ele envia calor necessário para proporcionar condições de vida ao planeta.
    No entanto, a ação humana tem feito com que esse ciclo acabe entrando em desequilíbrio, promovendo assim o aquecimento global. Essa realidade tem sido observada já há algum tempo, mas tem tido uma maior repercussão de uns anos para cá, quando o clima no planeta tem ficado cada vez mais quente.
    As causas deste problema estão associadas à emissão de gases poluentes, como o CO2 (dióxido de carbono). Esse gás forma uma barreira espessa na atmosfera que impede que parte do calor absorvido pela Terra seja refletido.
    Aluna: Jaciana Almeida Lima
    Sala: Artur de Azevedo
    Série: 2° ano
    Escola: Horácio Alves de Andrade

    ResponderExcluir
  26. SALA COELHO NETO ALUNA: ANTONIA LAIS SERIE: 2°ANO
    O efeito estufa é gerado pela derrubada de florestas e pela queimada das mesmas, pois são elas que regulam a temperatura, os ventos e o nível de chuvas em diversas regiões. Como as florestas estão diminuindo no mundo, a temperatura terrestre tem aumentado na mesma proporção.

    Um outro fator que está gerando o efeito estufa é o lançamento de gases poluentes na atmosfera, principalmente os que resultam da queima de combustíveis fósseis. A queima do óleo diesel e da gasolina nos grandes centros urbanos tem colaborado para o efeito estufa. O dióxido de carbono (gás carbônico) e o monóxido de carbono ficam concentrados em determinadas regiões da atmosfera formando uma camada que bloqueia a dissipação do calor. Outros gases que contribuem para este processo são: gás metano, óxido nitroso e óxidos de nitrogênio. Esta camada de poluentes, tão visível nas grandes cidades, funciona como um isolante térmico do planeta Terra. O calor fica retido nas camadas mais baixas da atmosfera trazendo graves problemas ao planeta.

    ResponderExcluir
  27. SALA: COELHO NETO ALUNA:MARIA RITA DA SILVA 2°ANO VESP
    O efeito estufa é um processo que deve ocorrer para que se possa existir vida na Terra, pois dentro de determinada faixa, o calor vindo do efeito é de vital importância para os seres que habitam o planeta. Esse calor serve para manter o planeta aquecido e garantir a manutenção da vida.

    O efeito estufa ocorre quando parte da radiação infravermelha é absorvida por determinados gases que estão presentes na atmosfera, os quais fazem com que parte o calor fique retido e não volte para o espaço.

    ResponderExcluir
  28. tereza costa
    ffffffregtrg
    g
    thhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh
    tttttttttttttttttttttttttyyyyyyyyyyyyyyyyy


    yyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy

    ResponderExcluir
  29. tereza costa
    ffffffregtrg
    g
    thhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh
    tttttttttttttttttttttttttyyyyyyyyyyyyyyyyy


    yyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy

    ResponderExcluir
  30. Karolayne Rocha Silvasegunda-feira, abril 30, 2012

    ALUNA: KAROLAYNE ROCHA SILVA N:21 TURMA: ARTUR DE AZEVEDO
    Efeito estufa é o aquecimento do planeta pelo acúmulo de gases na atmosfera .
    O efeito estufa tem um lado bom, a camada de gases em torno da terra serve para manter a temperatura do planeta nos limites adequados. A terra formou-se em bilhões de anos. Não há duvida sobre o papel dos gases no aquecimento global. Mais ainda há discussões sobre o verdadeiro papel do dióxido de carbono emitido poe atividades humanas. Foi provado o aumento da temperatura média no planeta nos últimos anos. Mesmo com tantas incertezas, é melhor tomar medidas de redução dos gases estufa antes que seja tarde.

    ResponderExcluir
  31. Edilane Rocha da Silvasegunda-feira, abril 30, 2012

    Aluna: Edilane Rocha da Silva n:08 Sala: Coelho Neto
    Turno: Vespertino
    O efeito estufa é o aquecimento gradual do planeta provocado pelo acúmulo de gases na atmosfera, principalmente dióxido de carbono.
    O efeito estufa serve para manter a temperatura nos limites adequados para a vida, por,em a ação do homem trouxe para o efeito estufe um aspecto negativo. Agrande produção de gases estufa pelo homem trouxe para o efeito,é lançado por meio das queimas de combustíveis fósseis e pela fumaça das queimadas, isso começa alterar seu equilíbrio,tornando-a cada vez mais áspera, o que resulta na relação de mais calor sobre a superfície da terra.

    ResponderExcluir
  32. Edilane Rocha da Silvasegunda-feira, abril 30, 2012

    Aluna: Raimunda Gutyelia Sousa de Paulo N:34 Sala: Coelho Neto
    Turno: Vespertino
    Pelo que entendi, o efeito estufa é o aquecimento gradual do planeta.
    Foi comprovado a temperatura média do planeta nos últimos anos, e também aumentado a emissão de gases estufa.
    Estudam-se também as questões do oceano, que cobrem quartos da superfície do planeta.
    Grande parte dos carbonos é produzido no oceano através de fitoplâmeton , minúsculos organismos vegetais.
    Mesmo com tantas incertezas é melhor tomar medidas de redução dos gases estufa, antes que seja tarde.

    ResponderExcluir
  33. Bom, o planeta Terra vem sofrendo com grandes ações do homem, uma dela é o efeito estufa, que resulta no aquecimento do planeta Terra, isso acontece devido as grandes poluições que vendo acontecendo ao decorrer desse seculo, e isso no futuro pode causar grandes consequências pois o homem não se conscientiza que ele que esta prejudicando o nosso planeta. Muitas pesquisas vem relatando que a temperatura do nosso planeta esta aumentando graças ao efeito estufa, pois grandes gazes como o dióxido de carbono vem poluindo através de escapamentos de automóveis e os demais que usam derivados do petrolio como fonte de energia. Com o aquecimento da Terra as geleiras podem derreter deixando os níveis dos mares maior, podendo causar exentes em territórios litoranios. Mais esse aumento da temperatura pode ser tambem uma ocilação natural da temperatura do planeta, mais ainda não se sabe de certeza.
    Aluno: Aurindo Coelho Rodrigues Neto
    Sala: Aluizo Azevedo

    ResponderExcluir
  34. O efeito estufa , como já foi citado no texto, nada mais é do que o aquecimento gradual do nosso planeta, provocado pelo acumulo de certos gazes na atmosfera. Pra entender melhor, o efeito estufa, é um processo que ocorre quando que quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre absorvida por diversos gazes presentes na atmosfera é o acumulo desses gazes que provoca o efeito estufa.
    O efeito estufa é bom e ao mesmo tempo ruim. O lado bom é que a camada de gazes em torno da terra, ajuda a manter o planeta na temperatura adequada para a vida, pois sem essa camada o nosso planeta seria muito frio, impossibilitando à espécie homo sapiens sapiens de se manter viva na terra. O aspecto negativo desse efeito, esta ligada aos processos que o homem vem praticando em relação a terra. Isso resulta no aquecimento global, que é conseqüência do homem desde a pré-história, quando foi descoberto o fogo.
    O que o efeito estufa pode acarretar e tornar catastrófico, uma ocorrência de um agravamento que que destabilize o equilíbrio energético do nosso planeta e e originar uma imensa temperatura, fazendo com as geleiras se derretam e cada vez mais, e poderá deixar o planeta submerso e inundado devido ao excesso de água
    ALUNO = Firmino Azevedo Neto N°= 10
    SALA= Coelho Neto

    ResponderExcluir
  35. o efeito estufa e o acontecimento que ocorre atraves do gas carbonico solto na atmosfera pelo homem que vai prejudicar muito nosso meio ambiente pode aumentar o calor da superficie terrestre tambem pode prejudicar muito nossa saude atraves da atmosfera poluida

    ResponderExcluir
  36. Felipe de Sousa Costa N° 11 Turma: Aloísio Azevedo turno: vespertinosegunda-feira, abril 30, 2012

    O efeito estufa ocorre quando gases da atmosfera - como dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O) e CFC's - absorvem parte da radiação solar, “aprisionando” este calor na Terra. Como resultado, a superfície terrestre fica cerca de 30ºC mais quente ao receber quase o dobro de energia da atmosfera em relação à energia que recebe do sol.

    ResponderExcluir
  37. Como já foi citado no texto, nada mais é do que o aquecimento gradual do nosso planeta, provocado pelo acumulo de certos gazes na atmosfera.O efeito estufa é gerado pela derrubada de florestas e pela queimada das mesmas, pois são elas que regulam a temperatura, os ventos e o nível de chuvas em diversas regiões. Como as florestas estão diminuindo no mundo, a temperatura terrestreO efeito estufa é um fenômeno natural indispensável para manter a superfície do planeta aquecida.Sem ele, a Terra seria muito fria.Os gases do efeito estufa são capazes de reter o calor do Sol na atmosfera, formando uma espécie de cobertor em torno do planeta, impedindo que ele escape de volta para o espaço tem aumentado na mesma proporção.


    ALUNA:MAYARA FERREIRA ANDRADE
    SALA:ALUÍSIO AZEVEDO
    SÉRIE : 2°ANO
    TURNO:VESPERTINO
    ESCOLA:HORÁCIO ALVES DE ANDRADE

    ResponderExcluir
  38. O Efeito Estufa é a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante. O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colabora para este processo. Os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Conseqüências do aquecimento global

    - Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas;
    - Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra;
    - Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;
    - Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.

    Centro de ensino Horacio Alves de Andrade
    Beatriz dos Santos Pontes n-06
    Aluízio de Azevedo

    ResponderExcluir
  39. O efeito estufa è um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera .Como consequência disso a temperatura da terra fica retida e não é liberada ao espaço, permanecendo maior do que seria na ausência desses gases.
    Um dos piores gases è o metano, cerca de 20 vezes mais potente que o dióxido de carbono, è produzido pela flatulência dos ovinos e bovinos, sendo que a pecuária representa 16% da população mundial.
    O efeito estufa, embora seja prejudicial em excesso, è na verdade vital para a vida na terra, pois è ele que mantem as condições ideais para a manutenção da vida, com temperaturas mais omenas e adequadas.
    *CAUSAS: poluição do ar, queimadas, poluição ambiental, etc...
    *CONSEQUÊNCIAS MALEFICAS (EF-excessivo): Alterações nos ecossistemas, extinção dos especies, derretimento das galerias, perdas na produção agrícolas.

    ALUNA: Valdevone Campos Sousa
    SALA: Artur de Azevedo
    SERIE: 2º ano
    TURNO: Vespertino
    ESCOLA: Horácio Alves de Andrade

    ResponderExcluir
  40. ESCOLA: HORÁCIO ALVES
    TURMA: ARTUR DE AZEVEDO
    ALUNA:PATRICIA ALVES SILVA . Nº35

    O efeito estufa é causado pelo acúmulo de gases, como dióxido de carbono(CO2),na qual é conhecido como gazes estufa.
    O homem é o maior culpado pelo negativo efeito estufa. Tais atividades humanas como: a queima de combustíveis fósseis(petróleo,carvão) e a fumaça das queimadas , pode ser a causa do aumento da temperatura dos últimos anos do planeta.
    Outro fato em discussão é qual a verdadeira capacidade do mar servir de depósito de carbono . Esse é mais um dos temas em discussão.

    O ozônio estratosférico é atingido por substâncias clorofluorcarbonos(CFCs), usado em sprays , equipamentos de refrigeração,fabricação de isopor entre outros. Foi mostrado na década de 70, a diminuição do ozônio na atmosfera,mas o "buraco" foi descoberto em 1987 sobre a Antártida.

    A consequência é que a terra passa a receber mais radiação ultravioleta, onde poderá surgir doenças como : câncer de pele ,doenças nos olhos .

    "Com tantas incertezas, temos uma certeza : Tomar cuidado com tais atitudes antes que seja tarde demais"

    ResponderExcluir
  41. O efeito estufa ocorre por causa de gases na atmosfera,esse gases são produzidos através da queima de combustíveis,poluições e desmatamento e podem sevar a extinção de algumas especies.
    Suas principais causas são:
    * a queima de combustíveis fósseis;
    * decomposição de materiais orgânicos em lixões onde causa o chorume;
    * destruição de florestas;
    * poluição de rios e mares.
    Suas principais consequências:
    * aquecimento global;
    * o chorume dos materiais orgânicos causa doenças;
    * extinção de espécies de animais e plantas por não se adaptar com as mudanças climáticas.
    A ÚNICA VANTAGEM É QUE MANTEM O CLIMA EM AMBIENTE COMPATÍVEL COM O DO SER HUMANO,POIS SEM ELE HAVERIA TEMPERATURAS BAIXAS.

    JÉFFERSON LUCAS GOMES RODRIGUES
    SALA: ARTUR AZEVEDO 2 SÉRIE
    TURNO: VESPERTINO
    C E HORÁCIO ALVES DE ANDRADE

    ResponderExcluir
  42. o efeito estufa ocorre pela quantidade de gas na atmosfera que sao os gases q poluem a atmosfera.o ser humano e um dos grandes causador desse problema,fazendo o desmatamento queimadas e os gases poluentes como a queima de combustiveis fosseis,e outros mais. a populaçao esta se prejudicando mais e mais por causa desse efeito estufa.a populacao deve se concuentizar antes de fazer atitudes q acaba prejudicando ele mesmo. nome:ermeson rondhene
    turma:aluizio de azevedo
    turno:vespertino
    serie:2ano

    ResponderExcluir
  43. Principais consequências do Efeito Estufa no Meio Ambiente (clima, vegetação, fauna), aquecimento global, mudanças climáticas,
    derretimento das geleiras das calotas polares: uma das consequências do Efeito Estufa.
    O Efeito Estufa gerado pela emissão de gases poluentes podem provocar diversas consequências negativas no meio ambiente. Clima, vegetação, fauna e ecossistemas podem ser afetados pelo aumento de temperatura provocado por este processo. Muitos destes problemas ambientais já podem ser sentidos como, por exemplo, o derretimento das calotas polares e o aumento da temperatura no planeta. O efeito estufa é gerado pela derrubada de florestas e pela queimada das mesmas, pois são elas que regulam a temperatura, os ventos e o nível de chuvas em diversas regiões. Como as florestas estão diminuindo no mundo, a temperatura terrestre tem aumentado na mesma proporção.
    Aluna : Maria Edna Silva Alencar
    Turma : Aluísio Azevedo
    Turno : Vespertino

    ResponderExcluir
  44. Bom,como o texto mesmo já fala,o efeito estufa ocorre pelo aquecimento excessivo do planeta e também pela quantidade de gases na atmosfera.Entre esses gases,que se caracterizam por reterem mais calor.Apesar disso,um dos maiores causadores do efeito estufa somos nós mesmos,que fazemos queimadas,
    desmatamos e utilizamos muitos gases poluentes.
    O clima,vegetação,fauna e os ecossistema,podem ser afetados pelo aumento da temperatura.As queimadas em áreas florestais, que liberam gás carbônico, que contribuem para a desvatação da flora.Assim, com menos plantas há menos absorção desse gás pelo processo de fotossíntese.
    Aluna:Irisjane sousa ramos
    Sala:Artur de azevedo
    Turno:vespertino

    ResponderExcluir
  45. thais-hgata_alves@yahoo.com.brterça-feira, maio 01, 2012

    O efeito estufa
    Parte da Radiação solar chega a terra pelas nuvens e pela superfície terrestre; outra parte é absorvida principalmente pelo solo e reirradiada para a atmosfera na forma de calor (radiação infravermelha). Esse fenômeno natural é denominado efeito estufa.
    O efeito estufa resulta principalmente da presença na atmosfera de vapor-d ’água, gás carbônico (CO2), metano (CH4) e dióxido de nitrogênio (NO2), cujas moléculas têm a propriedade de absorver calor. A interferência humana na atmosfera tem provocado uma intensificação do efeito estufa.
    Beneficio
    Um beneficio do efeito estufa, é manter a temperatura da terra compatível para a vida.
    Principais consequências
    O aquecimento global
    Degelo das calotas polares
    Aumento dos níveis dos oceanos
    Queima de combustíveis fósseis
    Etc...

    Escola: Centro de ensino Horácio Alves de Andrade
    Aluna: Thais Alves Mota
    Turma: Coelho Neto N°38
    Turno: Vespertino

    ResponderExcluir
  46. O efeito estufa é o acumúlo de gases na atmosfera, principalmente o gás carbônico. Como de praxe, o efeito estufa tem seu lado positivo e negativo . O positivo leva-se em conta, pelo fato de se não existisse o efeito estufa o planeta seria inabitavél, já que o efeito estufa controla a temperatarura do meio ambiente. O negativo leva-se em conta á ação do homem, que com suas queimadas, poluições, faz com que suba grandemente o limite o emissão de gases na atmosfera, causando um grande aquecimento. Sem falar que os mares, já emitem grande parte do Carbono que está presente na atmosfera. Então, será se o meio ambiente tem a capacidade de guardar tanto carbono ? Pense, antes de poluir, pois quem sofre sempre é a gente.

    ~ Manuella Hezitha Silva Teixeira, n ° 24
    ~ Coelho Neto, Vespertino : )

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pela participação!