Atividade 3º Ano - Ensino Médio: CHOQUE ELÉTRICO

Os fenômenos elétricos estão presentes em nosso cotidiano, se manifestando das mais variadas formas. Pode-se citar como exemplo desses fenômenos, o choque elétrico, que está presente em nosso cotidiano. O choque elétrico é uma perturbação acidental que se manifesta no organismo humano, quando percorrido por uma corrente elétrica. 
Baseado na leitura do texto acima e de outras pesquisas em livros, revistas e internet, você deve fazer a seguinte atividade a seguir:
Faça uma postagem (comentário) enfatizando:
  • Importância da eletricidade em nosso cotidiano;
  • Algumas aplicações da eletricidade;
  • Dicas de segurança para evitar o choque elétrico e como agir quando nos depararmos com alguém levando um choque elétrico.
Ao final de sua postagem, você deve se identificar, colocando o seu NOME, NÚMERO e TURMA.
Essa atividade deve ser feita até às 22h 00min do dia 01 de dezembro de 2016.

Comentários

  1. ótimas informações ligadas ao assunto que é muito comum e que qualquer cidadão ta exposto, choque elétrico, que inclusive ja fui vitima. obrigado pelas orientações.

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto, sobre eletricidade em nosso dia a dia. É isso galera, vamos participar e entender como a Física está à nossa volta.

    ResponderExcluir
  3. Esse é o maravilhoso mundo da Física

    ResponderExcluir
  4. Essa Física e Incrível. ADORO 😀

    ResponderExcluir
  5. 1 - Podemos concluir que a eletricidade é importante para a manutenção da nossa vida. A eletricidade é utilizada em praticamente tudo o que nos cerca: automóveis, aparelhos de celular, TV, computador, eletrodomésticos em geral, para a transmissão das ondas eletromagnéticas que transportam informação a distância (ondas de rádio, TV, telefonia), para aquecer, esfriar, para a fabricação de produtos industrializados, para iluminação, etc. 

    2 - Gerador eletrostático, motor elétrico, transformador.

    3 - * Antes de qualquer conserto nas instalações elétricas internas, desligue a chave geral (disjuntor). Para facilitar identifique com etiquetas o quadro de luz.

    * Para se proteger dentro de casa, a dica principal é fazer a manutenção da rede elétrica a cada 10 anos, no máximo.

    * As tomadas devem ser mantidas protegidas, principalmente em famílias com crianças e animais.

    * Evite ligar vários aparelhos elétricos em uma mesma tomada ou a utilização de extensores ou “gambiarras”.

    * Como agir quando nos deparamos com alguém levando um choque elétrico - procurar imediatamente afastar a vítima com a fonte da corrente elétrica, desligando o interruptor próximo. Caso seja um fio, afaste da pessoa com um instrumento de material não condutor que esteja seco (madeira, plástico, pano grosso, borracha, com exceção de materiais de metal).

    Luis Henrique Sousa Feitoza
    Turma: Raimundo Correia
    Número: 22

    ResponderExcluir
  6. 1° A energia elétrica é importante, porque através dela as pessoas podem se comunicarem, se interagirem. Sem energia não poderíamos pensar em Internet, Telefone, Geladeira, Televisão, Rádio,lâmpada, Computador, Metrô, Aparelhos Médicos, e tantos outros aparelhos tecnológicos que só são possíveis graças à energia elétrica. 
    2° A energia elétrica pode ser aplicada em iluminação de exteriores tais como ruas, jardins, praças, abrigos de ônibus, guaritas de vigilância,etc.

    3° _Para se proteger do choque dentro de casa, a dica principal é fazer a manutenção da rede elétrica,manter sempre os fios encapados,outra medida que pode ajudar bastante em casa são os protetores de tomada. Em caso de raios ou trovões, a recomendação é tirar todos os aparelhos eletrônicos da tomada e evitar atender ao telefone para se proteger.
    _Caso alguém leve um choque,a primeira medida a ser tomada é desligar a chave elétrica da casa, não é recomendado encostar na pessoa que está levando o choque, porque isso pode ser fatal

    Aluna= Kauana da Silva Aguiar n° 18
    Sala= Raimundo Correia

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. 1-É impossivel imaginar como seria nossa vida sem a eletricidade. Ela esta presente em praticamente todos os momentos do nosso dia a dia, quando acendemos uma lampada, guardamos um alimento na geladeira para conserva-lo, ao assistirmos à TV, entre tantos outros. Portanto, precisamos dela para viver com qualidade e conforto.
    2-A energia elétrica pode ser aplicada Os geradores elétricos atuam como forma mais barata;Seja em estádios de futebol, shopping centers, pavilhões de exposições, entre outros, os
    geradores elétricos se apresentam como alternativa segura para fornecimento de energia
    em situações em que não podem ocorrer falhas.
    3-•Nunca mexa no interior do televisor, mesmo que ele esteja desligado.
    • Ao trocar a lâmpada, não toque na parte metálica.
    • Fios mal isolados na instalação podem provocar incêndio, além de desperdiçar energia.
    • Se tiver crianças em casa, não deixe que elas mexam em aparelhos elétricos ligados ou que toquem em fios e tomadas.
    Aluno:Bruno Santana dos Santos n°11
    Sala:Raimundo Fontinele
    Turno:Matutino

    ResponderExcluir
  9. 1- A energia elétrica está sempre presente em nosso cotidiano, na higiene, na limpeza de nossas moradias, na preparação e conservação de nossos alimentos, quando queremos nos comunicar, na obtenção de novas informações e em tantas outras ações. Para conseguirmos realizar todas essas atividades necessitamos de alguns aparelhos que funcionam com essa energia, como: o chuveiro elétrico, aspirador, forno elétrico, liquidificador, batedeira, a geladeira, o telefone, computador , a televisão.
    2- Gerador Eletrostático
    Motor Elétrico
    Transformador
    Máquinas Frigoríficas e ar condicionado
    Eletroimanes
    Eletroquímica
    Iluminação e redes públicas
    Produção de calor
    Robótica e máquinas CNC
    Sinais Iluminosos
    Uso doméstico
    Uso na indústria
    Uso no transporte
    Uso na medicina


    3- 1. Antes de qualquer conserto nas instalações elétricas internas, desligue a chave geral (disjuntor). Para facilitar identifique com etiquetas o quadro de luz.

    2. Para se proteger dentro de casa, a dica principal é fazer a manutenção da rede elétrica a cada 10 anos, no máximo.

    3. Tomadas ou interruptores com partes derretidas ou queimadas devem ser substituídos.

    4. Para troca de temperatura é importante o chuveiro estar desligado e o corpo não estar molhado. Além disso, é bom usar chinelo de borracha para trocar a temperatura do chuveiro, mas como alertou o químico Luiz Fernando Pereira, o chinelo não é tão eficaz na prevenção de choques muito intensos, é apenas um cuidado a mais.

    5. A água pura não conduz eletricidade, mas se tiver cloro, sal ou alguma outra substância, já vira condutora elétrica, por isso, durante uma tempestade, é recomendado sair imediatamente do mar ou da piscina para evitar um choque por um raio.

    6. As tomadas devem ser mantidas protegidas, principalmente em famílias com crianças e animais. Você pode utilizar o protetor de tomada e caso não tenha, pode usar um esparadrapo e jamais deve introduzir qualquer objeto em seus orifícios. Cuide também para que os fios dos aparelhos não estejam esticados ou em locais de passagem.
    Caso alguém leve um choque, a primeira medida a ser tomada é desligar a chave elétrica da casa, em sequencia chame ajuda ou ligue para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) no 192, deite a pessoa e cheque a sua respiração e o pulso no pescoço. Se não houver batimentos, faça massagem cardíaca.
    Não é recomendado encostar-se na pessoa que está levando o choque, porque isso pode ser fatal. Se não for possível desligar a chave geral, remova o fio ou a vítima com a ajuda de um material seco não condutor de energia, como madeira, cabo de vassoura, jornal dobrado, cano plástico, corda etc.

    Se houver parada cardiorrespiratória, aplique as manobras de ressuscitação. As manobras devem ser realizadas, por pelo menos, uma pessoa devidamente treinada;Cubra as queimaduras com uma gaze ou com um pano bem limpo;Se a pessoa estiver consciente, deite-a de costas, com as pernas elevadas. Se estiver inconsciente, deite-a de lado;Se necessário, cubra a pessoa com um cobertor e mantenha-a calma;Isole o local e desligue o aparelho da tomada ou a chave geral;Acione o Corpo de Bombeiros Militar imediatamente através do telefone de emergência, 193

    Aluna: Aldenora Luísa Rodrigues Almeida n°02
    Sala: Raimundo Fontinele
    Turno: Matutino

    ResponderExcluir
  10. 1-A eletricidade é muito importante para mim e para minha família.Para entrarmos no computador, precisamos de eletricidade para ligar, acender a luz do banheiro, do quarto, na cozinha precisa também, senão a gente ficaria no escuro.Antigamente não tinha eletricidade, imagina como deve ser ruim. A eletricidade não pode ser desperdiçada porque seria muito ruim viver sem ela. Não desperdiçar energia: usar a luz do dia, não deixar luz acesa quando não tem ninguém no ambiente, tomar banho rápido.

    2-A eletricidade até hoje permitiu ao homem realizar feitos incríveis. Pequenos aparelhos como a Lâmpada elétrica, que permitiu a realização de atividades noturnas, são exemplos da grande mudança que essa área ocasionou na sociedade.
    Agora, a grande preocupação é obter novas fontes de energia que sejam menos agressivas ao meio ambiente e mais eficientes.

    3-Dependendo de onde estiver, a pessoa pode levar um choque de 110 volts a 138 mil volts e, em cada caso, a gravidade é maior ou menor. Por exemplo, um choque leve em uma tomada pode fazer apenas o braço adormecer; já um choque médio, em uma cerca elétrica, pode fazer a pessoa ter uma arritmia, parar de respirar ou desmaiar; em um caso grave, como um choque por um raio, pode levar à morte.Para se proteger dentro de casa, a dica principal é fazer a manutenção da rede elétrica a cada 10 anos, no máximo. Além disso, é bom usar chinelo de borracha para trocar a temperatura do chuveiro, mas como alertou o químico Luiz Fernando Pereira, o chinelo não é tão eficaz na prevenção de choques muito intensos, é apenas um cuidado a mais.

    Em relação à agua, ele explicou que ela pura não conduz eletricidade, mas se tiver cloro, sal ou alguma outra substância, já vira condutora elétrica. Por isso, durante uma tempestade, é recomendado sair imediatamente do mar ou da piscina para evitar um choque por um raio.

    Nome:Maria Carolina de Assunção Macêdo
    Sala:Raimundo Correia
    Número:25
    Turno:Matutino

    ResponderExcluir
  11. 1° A energia elétrica é importante, porque através dela as pessoas podem se comunicarem, se interagirem. Sem energia não poderíamos pensar em Internet, Telefone, Geladeira, Televisão, Rádio,lâmpada, Computador, Metrô, Aparelhos Médicos, e tantos outros aparelhos tecnológicos que só são possíveis graças à energia elétrica.
    2° A energia elétrica pode ser aplicada em iluminação de exteriores tais como ruas, jardins, praças, abrigos de ônibus, guaritas de vigilância,etc.

    3° _Para se proteger do choque dentro de casa, a dica principal é fazer a manutenção da rede elétrica,manter sempre os fios encapados,outra medida que pode ajudar bastante em casa são os protetores de tomada. Em caso de raios ou trovões, a recomendação é tirar todos os aparelhos eletrônicos da tomada e evitar atender ao telefone para se proteger.
    _Caso alguém leve um choque,a primeira medida a ser tomada é desligar a chave elétrica da casa, não é recomendado encostar na pessoa que está levando o choque, porque isso pode ser fatal
    Aluno: José Mateus de Lima Silva
    N:17
    SALA:Raimundo correia
    Turno: Matuteno

    ResponderExcluir
  12. 1° Não podemos negar que a energia elétrica é fundamental na nossa vida, em quase tudo que fazemos usamos a mesma. Não somente ao que diz respeito ao lazer, mas também na nossa rotina diária. Com a eletricidade, por exemplo, a comunicação ficou mais rápida, porque antigamente era lenta, de voz a voz ou através de mensageiros a pé ou a cavalo.
    2°Pode-se utilizá-
    la para se obter movimento, luz, calor, etc.,
    trazendo ao ser humano uma série de facilidades antes impensáveis.
    3° Em relação aos fios de casa, é essencial mantê-los encapados com fita isolante para evitar o risco de choque.
    1. Desligue a fonte de energia
    2. Chame ajuda e liguei para o Samu no 192
    3. Deite a pessoa
    4. Cheque a respiração
    5. Cheque o pulso no pescoço
    6. Se não houver batimentos, faça massagem cardíaca
    Alana Beatriz Araújo da Silva Carvalho, N° 02
    Raimundo Correia, MATUTINO

    ResponderExcluir
  13. 1-A energia elétrica está sempre presente em nosso cotidiano, na higiene, na limpeza de nossas moradias, na preparação e conservação de nossos alimentos, quando queremos nos comunicar, na obtenção de novas informações e em tantas outras ações. Para conseguirmos realizar todas essas atividades necessitamos de alguns aparelhos que funcionam com essa energia, como: o chuveiro elétrico, aspirador, forno elétrico, liquidificador, batedeira, a geladeira, o telefone, computador , a televisão.

    2-São exemplos de isolantes a madeira seca, a mica e o vidro.



    trechinho útil pra ti:

    Condutores e Isolantes

    Um bom condutor é aquele que oferece a menor resistência para o fluxo da corrente.

    A energia elétrica é transmitida através dos condutores por meio do movimento dos elétrons livres que passam de átomo a átomo dentro do condutor.

    O cobre é considerado um bom condutor pois possui uma grande quantidade de elétrons livres.

    Cada elétron se move a uma pequena distância até o átomo vizinho retirando-se fora de sua órbita.

    O corpo humano é um bom condutor de elétrons, uma vez que apresenta elevada porcentagem de água que conduz os íons, principalmente Na+ e Cl-.

    Os maus condutores, ou isolantes, são os corpos que necessitam de elétrons porque tem muito poucos elétrons livres. São exemplos de isolantes a madeira seca, a mica e o vidro.

    Em eletricidade são utilizados os bons condutores na construção de cabos e fios metálicos e os maus condutores são empregados como isolantes.

    3-O choque elétrico pode matar ou resultar em uma série de problemas de saúde. O ideal é prestar atenção em suas instalações elétricas e desligar o equipamento assim que notar que ele esteja dando choque.

    A instalação elétrica de sua casa ou empresa também precisa ser verificada constantemente, pois além do equipamento elétrico, a rede pode apresentar falhas e gerar acidentes.

    Não deixe também de contratar um eletricista para instalar o disjuntor Fuga Terra que tem a função de proteger as pessoas de choques elétricos tanto em casas, como em empresas e indústrias.

    Esse disjuntor consegue identificar quando a corrente elétrica recebe uma carga maior e tira a energia do circuito evitando assim um acidente elétrico.

    Outra forma de se proteger contra acidentes de choque elétrico é evitar que as tomadas fiquem expostas em ambientes com crianças. No mercado encontramos tapa-tomadas que evitam o contato dos pequenos com a corrente elétrica.

    Aluna: Anna Luiza Freitas
    n°07
    Sala: Raimundo Fontinele
    Turno: Matutino

    ResponderExcluir
  14. 1-A energia elétrica está sempre presente em nosso cotidiano, na higiene, na limpeza de nossas moradias, na preparação e conservação de nossos alimentos, quando queremos nos comunicar, na obtenção de novas informações e em tantas outras ações. Para conseguirmos realizar todas essas atividades necessitamos de alguns aparelhos que funcionam com essa energia, como: o chuveiro elétrico, aspirador, forno elétrico, liquidificador, batedeira, a geladeira, o telefone, computador , a televisão.

    Mas nem sempre essa energia é utilizada de maneira correta, pois há um consumo excessivo que pode ser evitado quando diminuímos o uso de aparelhos que nem sempre são necessários, quando gasta-se menos tempo no banho e também com outras simples ações.

    2-energia elétrica pode ser aplicada em iluminação de exteriores tais como ruas, jardins, praças.

    3-• Ao trocar a lâmpada, não toque na parte metálica.

    • Fios mal isolados na instalação podem provocar incêndio, além de desperdiçar energia.

    • Se tiver crianças em casa, não deixe que elas mexam em aparelhos elétricos ligados ou que toquem em fios e tomadas.

    •Deve-se tomar cuidado com as tomadas, não se deve ligar muitos aparelho doméstico em uma mesma tomada pois corre ocorrer algum incêndio.

    Aluno:Edevaine Ferreira Sousa
    N°13
    Sala: Raimundo Fontinele
    Turno: Matutino
    #Fundão

    ResponderExcluir
  15. Centro de Ensino Horácio Alves de Andrade
    Aluna:Paloma Nunes Paé N.32
    Turma:Raimundo Fontenele
    Turno:Matutino

    RESPOSTAS:
    1°A eletricidade se tornou a principal fonte d eluz.calor e força utilizada no mundo moderno.Atividades simples como assistir à TV ou navegar na internet são possiveis porque a energia eletrica chega até nossas casas.Fábricas,supermercadis,shoppings e uma infinidade de outros lugares precisam dela para funcionar.Grande parte dos avanços tecnológicos que alcançamos se deve à energia elétrica.Obtida a partir de todos os outros tipos de energia,a eletricidade é transportada e chega aos consumidores no mundo inteiro por meio de sistemas elétricaos complexos,compostos de quatro etapas:geração,transmissão,distribuição e consumo.

    2°Geração de eletricidade para residências,escolas,postos de saúde,postos florestais,locais turísticos,pousadas,restaurantes e outros locais remotos,distantes da rede elétrica ou com restrições ambientais.

    3°Para evitar o choque:
    *Nunca mexa na parte interna das tomadas,seja com os dedos ou com objetos(tesouras,agulhas,facas,etc.).
    *Nunca toque em aparelhos elétricos ou tomadas quando estiver com as mãos ou o corpo molhado.
    *Nunca deixe um fio elétrico descoberto,entre outros.
    Antes de ajudar uma vítima que estiver levando umchoque,corte a energia,pois o contato direto fará com que voçê também sofra a descarga elétrica.Se não for possível fazer isso procure afastá-la da fonte de energia utilizando luvas de borracha grossa ou outros materiais secos e nao condutores,como cabo de vassoura,tapete de borracha,jornal dobrado ou pano grosso dobrado.

    ResponderExcluir
  16. 1°Importância da eletricidade em nosso cotidiano:
    • A energia elétrica está sempre presente em nosso cotidiano, na higiene, na limpeza de nossas moradias, na preparação e conservação de nossos alimentos, quando queremos nos comunicar, na obtenção de novas informações e em tantas outras ações. Para conseguirmos realizar todas essas atividades necessitamos de alguns aparelhos que funcionam com essa energia, como: o chuveiro elétrico, aspirador, forno elétrico, liquidificador, batedeira, a geladeira, o telefone, computador , a televisão.

    2°Algumas aplicações da eletricidade:
    •Desde que Faraday descreveu o processo de indução e geração da corrente eléctrica, iniciaram-se experiências e projectos que culminaram com o invento e fabricação dos diferentes tipos de motores eléctricos que existem. O passo definitivo conseguiu-o o engenheiro Tesla que, em 1887, fabricou o primeiro motor assincrono trifásico de corrente alternada

    3° Dicas de segurança para evitar o choque elétrico e como agir quando nos depararmos com alguém levando um choque elétrico:
    Dica 1
    Quando for trocar lâmpadas, instalar ou dar manutenção em chuveiros e outros equipamentos ligados permanentemente à rede elétrica, é necessário desligar a chave da energia na caixa de distribuição.
    Dica 2
    O uso exagerado do chamado “T” ou Benjamim e extensões em geral é muito perigoso. Esse hábito pode causar sobrecargas elétricas e até chegar a causar acidentes graves devido ao super aquecimento

    Dica 3
    Crianças são curiosas e muito ativas. Existem tampas (normalmente feitas de material plástico) para impedir que os pequenos introduzam seus próprios dedos e utensílios metálicos nas tomadas. Valem a pena pela prevenção.
    Outros perigos para as crianças são fios soltos ou desencapados, fios sem a devida proteção de canaletas e aparelhos elétricos abertos ou em funcionamento sem adultos por perto. Todo o cuidado com crianças é pouco!
    Dica 4
    Um erro comum é a confusão entre tomadas de 110v ou 220v, principalmente em hotéis e viagens, quando não se tem certeza de que tipo de rede elétrica existe no local. Procure sempre ter certeza da voltagem da rede elétrica e prefira aparelhos bivolt, que funcionam tanto em 110v quanto em 220v.

    *Como agir quando nos depararmos com alguém levando um choque elétrico
    1. Corte ou desligue a fonte de energia, mas não toque na vítima;
    2. Afaste a pessoa da fonte elétrica que estava provocando o choque, usando materiais não condutores e secos como a madeira, o plástico, panos grossos ou borracha;
    3. Chame uma ambulância, ligando para o 192;
    4. Observe se a pessoa está consciente e respirando;
    •Se estiver consciente: acalme a vítima até a chegada da equipe médica;
    •Se estiver inconsciente, mas respirando: deite-a de lado, colocando-a em posição lateral de segurança.
    •Se estiver inconsciente e não respirando: inicie a massagem cardíaca e a respiração boca-a-boca.
    5. Continue fazendo o passo anterior até a chegada da ajuda médica.
    As chances de salvamento da vítima eletrocutada diminuem com do tempo e a partir do 4º minuto de ter recebido o choque elétrico as chances desobrevivência são inferiores a 50%.
    Dessa forma, estes primeiros socorros devem ser iniciados o mais rapidamente possívelpossível

    NOME:José Victor Lacerda De Sousa Dourado
    N:19
    TURMA:Raimundo Fotinele
    TURNO:Matutino

    ResponderExcluir
  17. 1- A energia elétrica é o que move o nosso mundo, não somente no que se diz respeito ao conforto, mas, nas mais diversas tarefas diárias, também no quesito segurança e saúde.
    Em praticamente tudo que fazemos, há o uso de energia elétrica. Basta ficarmos um dia sem televisão, computador, microondas, iluminação pública, etc... Para notarmos o quanto é importante.
    Até mesmo para a segurança das pessoas, no que se dizem respeito à iluminação urbana, semáforos ou comunicação, a energia elétrica é indispensável para a rotina diária.
    Formas de obtenção de energia elétrica
    No Brasil destaca-se a produção de energia elétrica por meio de hidroelétricas. Porém em muitos lugares pelo mundo, as formas mais comuns de geração de energia elétrica são as produzidas por usinas nucleares e usinas térmicas a base de carvão.
    2- Estator, Motor Elétrico, Transformador.
    3- Para se proteger dentro de casa, a dica principal é fazer a manutenção da rede elétrica a cada 10 anos, no máximo. Além disso, é bom usar chinelo de borracha para trocar a temperatura do chuveiro, mas como alertou o químico Luiz Fernando Pereira, o chinelo não é tão eficaz na prevenção de choques muito intensos, é apenas um cuidado a mais.
    Em relação à agua, ele explicou que ela pura não conduz eletricidade, mas se tiver cloro, sal ou alguma outra substância, já vira condutora elétrica. Por isso, durante uma tempestade, é recomendado sair imediatamente do mar ou da piscina para evitar um choque por um raio. Quando eu me deparar com uma pessoa levando choque Muitas pessoas têm como primeiro impulso correr para tentar salvar a pessoa, mas o perigo do choque elétrico ainda estará presente e poderá machucar você também. Ao ver que alguém se acidentou através de um choque elétrico, não se afobe e avalie o local, vendo se há algum perigo aparente.[1]
    Encontre a fonte do choque elétrico. Analise e veja se a vítima ainda está em contato com a fonte de eletricidade. Não esqueça que a eletricidade pode usar a vítima como corrente e dar um choque em você ao tocar nela.
    Nunca use água – mesmo se houver um incêndio –, já que ela poderá conduzir eletricidade.
    Mariana Santana da Silva
    N: 26
    Sala: Raimundo Correia
    Matutino

    ResponderExcluir
  18. 1-A importância da energia nas nossas vidas é muito útil Onde ela nos ajuda no dia a dia corrido do Ser humano..
    2-As principais apliçoes se da nas construção de motores movidos por energia eléctrica, que permitem o funcionamento de inumeráveis dispositivos.
    3-Devemos usar eletricidade com segurança
    -Ao trocar lâmpadas, toque somente na extremidade do suporte (de porcelana ou plástico) e no vidro da lâmpada elétrica. Se possível, desligue a chave geral antes de fazer a troca;
    -Nunca toque em aparelhos elétricos quando estiver com as mãos ou o corpo molhados;
    Se Deus me livre houver um choque elétrico,ligue primeiro para a Samu;Depois tire a pessoa de contato com a tomada com algum cabo seco,veja se pessoa respira...Crie coragem e faça os primeiros socorros mais indicados e salve uma vida...

    Aluna -Ana Catarina Sou Taveira
    Sala - Raimundo Fontinele 😊

    ResponderExcluir
  19. 1-A energia elétrica está sempre presente em nosso contidiano,pelo fato de necessitarmos da energia em quase todas nossas atividades diarias e teriamos grandes prejuízos caso a mesma fosse retirada

    2-Motor Elétrico
    Gerador electrostática
    Produtor de calor
    Sinais luminosos
    As principais aplicações se da nas condiçao de motores movidos por Energia Eletrica

    3- Nunca toque em aparelhos elétricos quando estiver com as mãos ou o corpo molhado e não mexa na parte interna das tomadas seja com os dedos ou com abjetos (tesouras,agulhas,facas etc

    Sala:Raimundo Fontinele
    Aluna:Vanessa Almeida Silva
    Turno:Matutino
    N°:36

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *A energia elétrica está sempre presente em nosso cotidiano. Alguns exemplos: na limpeza de nossas moradias, na preparação e conservação de nossos alimentos, na comunicação e em tantas outras ações. Para conseguirmos realizar todas essas atividades necessitamos de alguns aparelhos que funcionam com essa energia
      Pelo fato de necessitarmos da energia em quase todas nossas atividades diárias teríamos grandes prejuízos caso a mesma fosse retirada.

      *Desde que Faraday descreveu o processo de indução e geração da corrente eléctrica, iniciaram-se experiências e projectos que culminaram com o invento e fabricação dos diferentes tipos de motores eléctricos que existem.

      *Para se proteger dentro de casa, a dica principal é fazer a manutenção da rede elétrica a cada 10 anos, no máximo. Além disso, é bom usar chinelo de borracha para trocar a temperatura do chuveiro.
      Ao ver que alguém se acidentou através de um choque elétrico, não se afobe e avalie o local, vendo se há algum perigo aparente.Encontre a fonte do choque elétrico. Analise e veja se a vítima ainda está em contato com a fonte de eletricidade. Não esqueça que a eletricidade pode usar a vítima como corrente e dar um choque em você ao tocar nela. Ou caso tenha algum fio em cima da vítima utilize um pedaço de madeira para retirá de preto(a madeira não se transmiti eletrizante ) Nunca use água mesmo se houver um incêndio , já que ela poderá conduzir eletricidade.Se o chão estiver molhado, não entre em locais onde aparelhos elétricos estão ligados.Use um extintor de incêndio feito para apagar as chamas causadas pela eletricidade.
      Aluna:Paloma Maria Silva Farias N°31
      Sala;Raimundo Fontenele Turn:Matutino

      Excluir
  20. Escola:Centro de Ensino Horácio Alves de Andrade
    Aluno:Iromar de Araujo Veras N°16
    Sala:Raimundo Fontinele
    Turno:Matutino

    1- A energia elétrica é muito importante nos dias de hoje, pois é ela que proporciona o conforto, bem estar, segurança e lazer para a sociedade. A energia permite o funcionamento de bancos, hospitais, industrias, escolas, semáforos e todo o sistema de comunicação; portanto é impossível imaginar a vida moderna sem a energia elétrica.

    2- Transformador, motor elétrico.

    3- Dica 1
    Quando for trocar lâmpadas, instalar ou dar manutenção em chuveiros e outros equipamentos ligados permanentemente à rede elétrica, é necessário desligar a chave da energia na caixa de distribuição.

    Dica 2
    O uso exagerado do chamado “T” ou Benjamim e extensões em geral é muito perigoso. Esse hábito pode causar sobrecargas elétricas e até chegar a causar acidentes graves devido ao super aquecimento de componentes que culminam em curtos-circuitos e até incêndios. Quer utilizar vários aparelhos ao mesmo tempo? Recomendamos o uso do Clamper Multi Energia, que é dotado de 8 tomadas e os devidos certificados de segurança. Com ele você garante proteção e vida longa para os equipamentos.

    Dica 3
    Não use jamais aparelhos elétricos durante o banho. Logo após sair do chuveiro também é um momento perigoso para se usar secadores, barbeadores elétricos e pranchas alisadoras. A água é um excelente condutor de corrente elétrica, sendo assim, o seu corpo molhado também conduzirá energia e pode causar graves acidentes.

    Dica 4
    Crianças são curiosas e muito ativas. Existem tampas (normalmente feitas de material plástico) para impedir que os pequenos introduzam seus próprios dedos e utensílios metálicos nas tomadas. Valem a pena pela prevenção.



    * No caso de estar presenciando o momento do ocorrido, procurar imediatamente afastar a vítima com a fonte da corrente elétrica, desligando o interruptor próximo. Caso seja um fio, afaste da pessoa com um instrumento de material não condutor que esteja seco (madeira, plástico, pano grosso, borracha, com exceção de materiais de metal), procure locomover a vítima também com algum desses instrumentos, uma vez que ela estará energizada e poderá assim, transmitir o choque a você.

    * Aguarde uns segundos e inicie os procedimentos de socorro, já tendo acionado um serviço especializado antes. Observe os sinais e se a vítima estiver inconsciente, sem pulso ou respiração, aplique as técnicas de ressuscitação com massagem cardíaca e respiração artificial.

    * Deve-se desapertar as roupas e ficar atento aos sinais vitais, ainda que a vítima tenha recuperado a pulsação e a respiração. Em casos de choques, essas variações de quadro são comuns, e pode ser necessária nova intervenção de reanimação.

    ResponderExcluir
  21. 1-A energia elétrica está sempre presente em nosso cotidiano, na higiene, na limpeza de nossas moradias, na preparação e conservação de nossos alimentos, quando queremos nos comunicar, na obtenção de novas informações e em tantas outras ações.
    2-gerador elétrico
    Motor elétrico
    Eletrônicos
    Eletrodomésticos
    Iluminação pública
    3-* No caso de estar presenciando o momento do ocorrido, procurar imediatamente afastar a vítima com a fonte da corrente elétrica, desligando o interruptor próximo. Caso seja um fio, afaste da pessoa com um instrumento de material não condutor que esteja seco (madeira, plástico, pano grosso, borracha, com exceção de materiais de metal), procure locomover a vítima também com algum desses instrumentos, uma vez que ela estará energizada e poderá assim, transmitir o choque a você.

    * Aguarde uns segundos e inicie os procedimentos de socorro, já tendo acionado um serviço especializado antes. Observe os sinais e se a vítima estiver inconsciente, sem pulso ou respiração, aplique as técnicas de ressuscitação com massagem cardíaca e respiração artificial.

    * Deve-se desapertar as roupas e ficar atento aos sinais vitais, ainda que a vítima tenha recuperado a pulsação e a respiração. Em casos de choques, essas variações de quadro são comuns, e pode ser necessária nova intervenção de reanimação.

    Aluna: Kissa Gabrielly da Costa lima N 20
    Sala: Raimundo Fontenele
    Turno: matutino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A física realmente é muito incrível , capacita pessoas a descobrir coisas incríveis e nos ajuda no dia a dia em algumas coisas . João Victor Maciel , Raimundo Fontinele , matutino

      Excluir
  22. 1* A energiaelétrica é o que move o nosso mundo, não somente no que se diz respeito ao conforto, mas, nas mais diversas tarefas diárias, também no quesito segurança e saúde.

    Em praticamente tudo que fazemos, há o uso de energia elétrica. Basta ficarmos um dia sem televisão, computador, microondas, iluminação pública, etc... Para notarmos o quanto é importante.

    Até mesmo para a segurança das pessoas, noque se dizem respeito à iluminação urbana, semáforos ou comunicação, a energia elétrica é indispensável para a rotina diária.

    Formas de obtenção de energia elétrica
    No Brasil destaca-se a produção de energia elétrica por meio de hidroelétricas 2* 1-Computador
    2-Roteador
    3-Impressora
    4-Webcam
    5-Monitor
    6-Fonte
    7-Geladeira
    8-Fogão
    9-Satélites
    10-Televisão 3* A utilização da eletricidade requer a aplicação de várias regras de segurança, de modo a evitar possíveis acidentes. De seguida apresentam-se algumas dessas regras de segurança:

    1 - Adaptar a instalação elétrica às necessidades de utilização. Se o disjuntor disparar constantemente, a potência instalada não será a mais adequada.

    2 - Nunca improvisar ligações elétricas com materiais de recurso (substituir sempre o que estiver estragado).

    3 - Nunca tentar reparar um aparelho elétrico com este ligado à tomada de corrente.

    4 - Desligar as fichas puxando-as diretamente e não pelos respetivos fios.

    5 - Nunca ligar um circuito elétrico montado no laboratório sem ter a certeza absoluta que as ligações estão corretas (de acordo com um esquema prévio).

    6 - Nunca usar aparelhos elétricos sem verificar que estão em boas condições e que se adaptam à instalação elétrica disponível. Cuidado com fios partidos ou descarnados.

    7 - Usar, sempre que possível, tomadas com ligação à terra.

    8 - Não tapar os candeeiros quando estão ligados, pois existe o risco de sobreaquecimento e de incêndio do que está por cima.

    9 - Não deixar fios elétricos em zonas de passagem, nem por baixo de alcatifas, tapetes ou revestimentos com madeira.

    10 - Nunca usar um secador de cabelo ou outro aparelho junto da água da banheira, lavatório ou lava-loiça.

    11 - Não sobrecarregar as fichas múltiplas nem as extensões: É necessário verificar qual a potência máxima que suportam.

    12 - Não mexer em aparelhos elétricos ou tomadas com as mãos ou com os pés molhados.

    13 - Desligar o quadro elétrico quando houver uma fuga de gás (nunca mexer num interruptor ! A faísca gerada pode provocar uma explosão !).

    14 - Deixar sempre um espaço entre a televisão ou outros aparelhos e a parede, para evitar sobreaquecimento.

    15 - Não deixar aparelhos elétricos em stand by quando se ausentar de casa por muito tempo. Aluno:CARLOS EDUARDO DA SILVA MINGA
    N°12
    Sala: Raimundo Fontinele
    Turno: Matutino
    #Fundão

    ResponderExcluir
  23. • A energia elétrica está sempre presente em nosso cotidiano, na higiene, na limpeza de nossas moradias, na preparação e conservação de nossos alimentos, quando queremos nos comunicar, na obtenção de novas informações e em tantas outras ações. Para conseguirmos realizar todas essas atividades necessitamos de alguns aparelhos que funcionam com essa energia, como: o chuveiro elétrico, aspirador, forno elétrico, liquidificador, batedeira, a geladeira, o telefone, computador , a televisão.

    •Raios
    Solda elétrica
    Motor elétrico

    •A dica principal é fazer a manutenção da rede elétrica a cada 10 anos, no máximo. Além disso, é bom usar chinelo de borracha para trocar a temperatura do chuveiro. Em relação aos fios de casa, é essencial mantê-los encapados com fita isolante para evitar o risco de choque.
    Antes de ajudar a vítima corte a energia, pois o contato direto farar com que você também sofra a descarga elétrica. Se não for possível fazer isso, procure afasta-la da fonte de energia utilizando Luvas de borrachas grossos outros materiais secos e não condutores, como cabo de vassoura, tapete de borracha, jornal dobrado ou pano grosso dobrado.

    Nome: Jéssyca Jheymila Pereira da Silva
    N:17 turma:Josué montelo turno:Matutino

    ResponderExcluir
  24. •A energiaelétrica é o que move o nosso mundo, não somente no que se diz respeito ao conforto, mas, nas mais diversas tarefas diárias, também no quesito segurança e saúde.
    Em praticamente tudo que fazemos, há o uso de energia elétrica. Basta ficarmos um dia sem televisão, computador, microondas, iluminação pública, etc.

    •Tranformador
    Motor elétrico
    Solda elétrica

    •Na rua, a dica é manter-se sempre afastado da fiação elétrica, especialmente dos fios que não estão encapados já que os choques podem ser perigosos. Em relação aos fios de casa, é essencial mantê-los encapados com fita isolante para evitar o risco de choque.
    Antes de ajudar a vítima, corte a energia, pois o contato direto farar com que você também sofra descarga elétrica. Se não for possível fazer isso, procure afasta-la da fonte de energia utilizando luvas de borrachas grossas ou outros matérias secos e não condutores, como cabo de vassoura, tapete de borracha, jornal dobrado ou pano grosso dobrado.

    Nome:Vanessa Furtado de Paiva
    N: 34
    Turma:Josué montelo Turno:Matutino


    ResponderExcluir
  25. 1°Importância da eletricidade em nosso cotidiano:
    No nosso dia a dia, não podemos visualizar diretamente a corrente elétrica, da mesma forma como visualizamos o fluxo de água em uma mangueira, por exemplo. Mas podemos percebê-la de outras maneiras, como pelos efeitos que ela produz (por exemplo: quando ligamos o interruptor de uma lâmpada e ela ascende, quando ligamos a TV, o ventilador etc.). A grande utilização prática da eletricidade deve-se, certamente, à variedade de efeitos produzidos pela corrente. Abaixo vamos destacar algumas de suas principais aplicações.

    2°Algumas aplicações da eletricidade:
    Todas aquelas que nos trazem conforto, praticidade, economia de tempo, por exemplo:Furadeiras, batedeiras, liquidificadores,fogões, fornos, lâmpadas, aspiradores, enceradeira,geladeiras,aparelhos de ar-condicionado, ventiladores, aquecedores,micro ondas,claro, que todos esses itens, são ELÉTRICOS.

    3° Dicas de segurança para evitar o choque elétrico e como agir quando nos depararmos com alguém levando um choque elétrico:
    * No caso de estar presenciando o momento do ocorrido, procurar imediatamente afastar a vítima com a fonte da corrente elétrica, desligando o interruptor próximo. Caso seja um fio, afaste da pessoa com um instrumento de material não condutor que esteja seco (madeira, plástico, pano grosso, borracha, com exceção de materiais de metal), procure locomover a vítima também com algum desses instrumentos, uma vez que ela estará energizada e poderá assim, transmitir o choque a você.

    * Aguarde uns segundos e inicie os procedimentos de socorro, já tendo acionado um serviço especializado antes. Observe os sinais e se a vítima estiver inconsciente, sem pulso ou respiração, aplique as técnicas de ressuscitação com massagem cardíaca e respiração artificial.

    * Deve-se desapertar as roupas e ficar atento aos sinais vitais, ainda que a vítima tenha recuperado a pulsação e a respiração. Em casos de choques, essas variações de quadro são comuns, e pode ser necessária nova intervenção de reanimação.

    Aluno: Marcos Gottardo
    N:26
    Turma:Raimundo Fontinele
    Turno:Matutino

    ResponderExcluir
  26. 1=> A importância e que a energia move em nove mundo, não somente no que se diz respeito ao conforto, mas, nas mais diversas tarefas diárias, também no quesito segurança e saúde. Em Praticamente tudo que fazemos, há o uso da energia elétrica.
    Basta ficarmos um dia sem televisão, computador, microondas, iluminação pública, etc,para notarmos a importância.

    2=> Gerador eletrostático,motor elétrico e transformador.

    3=> Dica 1: Se você for resolver algum problema em sua residência, desligue a energia geral, quando estiver tudo pronto para testar, ligue a força no quadro de distribuição.

    Dica 2: Muito cuidado quando for utilizar equipamentos elétricos. Dê preferência verifique se há sinais de danos. Além disso, e importante desligar a energia antes de conecta- los a tomada. Sempre os guarde longe da água e limpe a ária de trabalho de possíveis agentes inflamáveis como gases, vapores e solventes quando elas estiverem em uso.

    Dica 3: Evite contato com água equipamentos eletroeletrônicos. A água é eletricidade não combinam, seus aparelhos devem sempre ficar longe de umidade para prevenir choques.

    Dica 4: Cubra tomadas e soquetes e crucial para prevenir que a fiação que fique exposta, se você tem crianças pequenas em casa , e seriamente recomendado que se usem transportadoras de tomadas, para proteger os dedinhos curiosos.

    Dica 5: Se a vítima ainda estiver em contato com a corrente elétrica, você deve ter cuidado para não levar choque também, você não pode ajudar , por que você pode se tornar uma vítima também.
    Antes de poder fazer qualquer coisa, você deve tirar a vítima do contato a corrente elétrica.
    A duas formas de fazer isso:
    Primeira: interrompa a corrente na caixa de energia.
    Segunda: Desligue a corrente no disjuntor ou na caixa de fusíveis, está e a opção preferível.
    Terceiro: Se não for possível desligar a energia imediatamente, utilize um objeto não- condutor para mover a vítima como o cabo da vassoura de madeira, um cobertor ou uma corda. Se vítima estiver segurando em um fio ou em outro condutor, tente retirar a mão com um bastão ou uma toalha seca.

    ALUNA: Thays Rodrigues Coelho
    Turno: Matutino
    Turma: Raimundo Fontenele
    Série: 3 ano
    Número: 35

    ResponderExcluir
  27. 1- A Eletricidade é muito importante no nosso dia a dia,porque ela nos auxilia no modo de viver.
    2-Podemos usar energia para funcionar em aparelhos eletrônicos,celulares, computadores,máquinas
    3-*Não devemos pegar em aparelhos ligado na energia molhados.
    *Ter cuidado com fios descascados
    Se depararmos com algum caso de choque...Temos que conferir se a pessoa respira,ligar pra emergência...
    Aluna -Ana Wyette Ferreira
    Sala -Raimundo Fontinele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *Aluna-Ana Wyete Ferreira
      Sala-Raimundo Fontinele
      Turno- Matutino

      Excluir
    2. Física está em tudo em que vivemos no dia a dia , portanto otimas informações a serem estudadas !

      Excluir
  28. Importância da eletricidade em nosso cotidiano: A energia elétrica é o que move o nosso mundo, não somente no que se diz respeito ao conforto, mas, nas mais diversas tarefas diárias, também no quesito segurança e saúde.
    Em praticamente tudo que fazemos, há o uso de energia elétrica. Basta ficarmos um dia sem televisão, computador, microondas, iluminação pública, etc... Para notarmos o quanto é importante.
    Até mesmo para a segurança das pessoas, no que se dizem respeito à iluminação urbana, semáforos ou comunicação, a energia elétrica é indispensável para a rotina diária.
    Formas de obtenção de energia elétrica
    No Brasil destaca-se a produção de energia elétrica por meio de hidroelétricas. Porém em muitos lugares pelo mundo, as formas mais comuns de geração de energia elétrica são as produzidas por usinas nucleares e usinas térmicas a base de carvão.
    A produção de energia elétrica por meios renováveis ainda caminha a passos lentos no Brasil e no mundo. Mas é a promessa para os próximos anos, devido à escassez dos recursos naturais.
    Meios de produção de energia elétrica: energias mecânicas, usinas termoelétricas, usinas nucleares, usinas hidrelétricas, usinas eólicas e usinas solares.
    Desenvolvimento
    Eletricidade:
    A eletricidade está presente a todo tempo ao nosso redor e até em nós mesmos. Na natureza a eletricidade pode ser observada no relâmpago, uma grande descarga elétrica produzida quando se forma uma enorme tensão entre duas regiões da atmosfera.
    Aluno: Francisco Lucas silva Freitas n15
    Sala:Raimundo fontinele
    Turno:matutino

    ResponderExcluir
  29. Eletricidade é a parte da física que estuda fenômenos associados as cargas elétricaas.
    A eletricidade se tornou a principal fonte de luz, calor e força utilizado no mundo moderno. Atividades simples como assistir a televisão ou navegar na internet são possíveis porque a energia elétrica chega ate a sua casa. A eletricidade é transportada e chega aos consumidores no mundo inteiro por meio de sistemas elétricos complexos, compostos de quatro etapas: geração, transmissão, distribuição e consumo.
    Rebeca Leticia
    Raimundo Fontinele, matutino, 3°ano

    ResponderExcluir
  30. 1-A energia elétrica está sempre presente em nosso cotidiano, na higiene, na limpeza de nossas moradias, na preparação e conservação de nossos alimentos, quando queremos nos comunicar, na obtenção de novas informações e em tantas outras ações. Para conseguirmos realizar todas essas atividades necessitamos de alguns aparelhos que funcionam com essa energia, como: o chuveiro elétrico, aspirador, forno elétrico, liquidificador, batedeira, a geladeira, o telefone, computador , a televisão
    2-Transformador,Motor elétrico, Gerador Eletrostático,Eletroquímico.
    3-Antes de qualquer conserto a instalações elétricas internas,desligue a chave geral (disjuntor). Para facilitar identifique com etiquetas o quadro de luz.
    *As tomadas devem ser mantidas protegidas, principalmente em familias com crianças e animais.
    *Evite ligar vários aparelhos elétricos em uma mesma tomada ou a utilização de extensores ou ganbiaras.

    Aluno:Marcos Vinicius N°27
    Turma: Raimundo Fontinele
    Turno: Matutino

    ResponderExcluir
  31. A importancia da eletricidade em nosso cotidiano esta sempre presente como na higiene na limpeza de nossas moradias na preparação de conservação de nossos alimentos, quando queremos nos comunicar, na obtenção de novas informações e em entre outras. Para conseguimos realizar todas essas atividades necessitamos de alguns aparelhos que funciona com energia/eletricidade/...como chuveiro elétrico, aspirador,forno elétrico, liquidificador, batedeira, geladeira,o telefone ou celular, computador, e a televisão...ou seja tudo que existe hoje 75% necessita da eletricidade...
    Aluno:Everaldo Pereira de Oliveira.
    Sala:Josué Montello.
    N°:09.
    Turno:Matutino.

    ResponderExcluir
  32. 1-A eletricidade e muito importante para mim e para minha familia. Para ter-mos acesso ao computador, precisamos da eletricidade para liga-lo, acender a luz do banheiro, do quarto, cozinha etc, seno ficaria-mos no escuro. A eletricidade nao pode ser desperdicada porque seria muito ruim viver sem ela.Temos que usa-la adequadamente suprindo suas necessidades sem desperdica-la.

    2-Pode-se utilizala para se obter movimento, luz, calor, etc, trazendo ao se humano uma serie de facilidades antes impensaveis.

    3-*Ao trocar a lampada, nao tocar na parte metalica

    *Fios mal isolados na instalacao podem provocar um incendio, alem de desperdicar energia.

    *Se tiver criancas em casa, nao deixe que elas meicham em aparelhos eletricos ligados ou que toquem em fios e tomadas.

    *Deve-se tomar cuidado com as tomadas, nao se deve ligar muitos aparelhos domesticos em uma mesma tomada, pois, pode ocorrer algum incendio.

    ResponderExcluir
  33. 1-A eletricidade é essencial na vida de cada um de nós e está presente em todos os momentos do nosso dia a dia.
    2- Gerador
    Ar condicionado
    TV
    Ventilador
    Iluminação pública
    3-não conectar muitos aparelhos á uma só tomada, para evitar riscos de incêndio
    As tomadas precisam estar protegida e fora do alcance de crianças
    Não usar aparelhos que estejam conectados à tomada, quando estivermos molhados(como o celular)

    Ana Luiza Rios n°5
    Raimundo Fontinele, 3° ano Matutino

    ResponderExcluir
  34. 1-É impossivel imaginar como seria nossa vida sem a eletricidade. Ela esta presente em praticamente todos os momentos do nosso dia a dia, quando acendemos uma lampada, guardamos um alimento na geladeira para conserva-lo, ao assistirmos à TV, entre tantos outros. Portanto, precisamos dela para viver com qualidade e conforto.

    2 - Gerador
    Ar condicionado
    TV
    Ventilador
    Iluminação pública
    3-*Ao trocar a lampada, nao tocar na parte metalica

    *Fios mal isolados na instalacao podem provocar um incendio, alem de desperdicar energia.

    *Se tiver criancas em casa, nao deixe que elas meicham em aparelhos eletricos ligados ou que toquem em fios e tomadas.

    *Deve-se tomar cuidado com as tomadas, nao se deve ligar muitos aparelhos domesticos em uma mesma tomada, pois, pode ocorrer algum incendio.

    Aluno:Vitória Giovana
    Sala:Raimundo Correia
    Turno:Matutino

    ResponderExcluir
  35. 1- A eletricidade está muito presente no nosso dia a dia pois logo ao acordar e checar email ou mensagens de redes socias utilizamos de um aparelo que tem eletricidade, para vê notícias em jornais utilizamos eletricidade na TV, até mesmo na hora do banho necessitamos de eletricidade para ligar o chuveiro e sair aquela água quentinha, resumindo ela ja faz parte de todo nosso dia.

    2- utilizamos eletricidade em:
    Lâmpadas
    Tv's
    Computadores
    Ventiladores
    Utensílios domésticos
    E muito mais.

    3- Nunca mecha com eletricidade todo molhado ou descalço.
    Sempre mantenha todos os fios bem encapados.
    Manter tomadas fora do alcance de crianças
    Entre outras ...



    Aluna: Francisca Keisly Diniz Nascimento N:10
    Sala: Raimundo Correia
    Turno:Matutino

    ResponderExcluir
  36. 1- A eletricidade está muito presente no nosso dia a dia pois logo ao acordar e checar email ou mensagens de redes socias utilizamos de um aparelo que tem eletricidade, para vê notícias em jornais utilizamos eletricidade na TV, até mesmo na hora do banho necessitamos de eletricidade para ligar o chuveiro e sair aquela água quentinha, resumindo ela ja faz parte de todo nosso dia.

    2- utilizamos eletricidade em:
    Lâmpadas
    Tv's
    Computadores
    Ventiladores
    Utensílios domésticos
    E muito mais.

    3- Nunca mecha com eletricidade todo molhado ou descalço.
    Sempre mantenha todos os fios bem encapados.
    Manter tomadas fora do alcance de crianças
    Entre outras ...



    Aluna: Francisca Keisly Diniz Nascimento N:10
    Sala: Raimundo Correia
    Turno:Matutino

    ResponderExcluir
  37. 1-A energia elétrica está sempre presente em nosso cotidiano, na higiene, na limpeza de nossas moradias, na preparação e conservação de nossos alimentos, quando queremos nos comunicar, na obtenção de novas informações e em tantas outras ações. Para conseguirmos realizar todas essas atividades necessitamos de alguns aparelhos que funcionam com essa energia, como: o chuveiro elétrico, aspirador, forno elétrico, liquidificador, batedeira, a geladeira, etc.
    Nem sempre essa energia é utilizada de maneira correta, pois há um consumo excessivo que pode ser evitado quando diminuímos o uso de aparelhos que nem sempre são necessários, quando gasta-se menos tempo no banho e também com outras simples ações.

    2-Energia elétrica pode ser aplicada em iluminação de exteriores tais como ruas, jardins, praças.

    3- • Ao trocar a lâmpada, não toque na parte metálica.

    • Fios mal isolados na instalação podem provocar incêndio, além de desperdiçar energia.

    Aluno; Maiara Silva Costa N°23
    Sala; Raimundo Correia, 3° Ano, Matutino

    ResponderExcluir
  38. 1-A energia elétrica é o que move o nosso mundo, não somente no que se diz respeito ao conforto, mas, nas mais diversas tarefas diárias, também no quesito segurança e saúde.
    Em praticamente tudo que fazemos, há o uso de energia elétrica. Basta ficarmos um dia sem televisão, computador, microondas, iluminação pública, etc... Para notarmos o quanto é importante.
    Até mesmo para a segurança das pessoas, no que se dizem respeito à iluminação urbana, semáforos ou comunicação, a energia elétrica é indispensável para a rotina diária.
    Alan kleverson n° 1
    Raimundo fontenele

    ResponderExcluir
  39. Nossas vidas são literalmente movidas por diferentes energias. Poderíamos falar de sonhos, esperanças, coragem, ousadia e outros sentimentos e atitudes que nos fazem superar adversidades e buscar um mundo melhor.

    No presente caso, mas não de forma excludente, desejamos refletir no plano mais material das energias estes recursos que retiramos da natureza, viabilizando nossas atividades e promovendo desenvolvimento e qualidade de vida.
    Em nossas residências a energia elétrica, o GLP-Gás Liquefeito de Petróleo, popularmente conhecido como gás de cozinha e à lenha – ainda usada em quantidades significativas- cumprem papéis essenciais.

    Com a energia elétrica obtemos a luz, a manutenção dos alimentos em geladeiras e freezeres, ar condicionado, banho quente e o uso cada vez maior de aparelhos eletrodomésticos e eletrônicos. Com o GLP ou à lenha cozinhamos nossos alimentos, utilizando-os ainda para aquecimento da água do banho ou outras finalidades. Ah, não podemos esquecer do carvão vegetal para o churrasco.

    Para nos locomovermos, seja a trabalho, a lazer ou outra finalidade, por transporte coletivo (ônibus, trem) ou individual (carros), usaremos fundamentalmente combustíveis de derivados de petróleo (óleo diesel, gasolina), biocombustíveis (álcool, biodiesel) ou gás natural.
    COMO EVITAR UM CHOQUE ELETRICO?
    Primeiramente,devemos fazer uma manutençao dentro de nossas casas A cada 10 anos.Alem disso devemos usar chinelos de borracha,E protetor de tomadas.Caso alguem leve um choque devesse desligar a chave eletrica da casa,nao triscando de maneira nenhuma na pessoa que levou o choque.


    Aluna:Licya Karine. N-24
    Sala:Raimundo Fontinele

    ResponderExcluir
  40. *A eletricidade é muito importante porque, no mundo de hoje nos não conseguiríamos viver sem eletricidade pois quase todo o que nos fazemos e usamos é movido à eletricidade.
    * As aplicações de eletricidade são varias, desde o ventilador que usamos até o computador que mexemos é necessário a eletricidade, ne uma lampada, de um ferro de passar, no celular, na geladeira, na televisão, no ar condicionado e até no fogão elétrico e muitos outus, agora imagine se não existisse eletricidade!
    * para evitar cheques elétricos devemos tomar cuidado com altas voltagens e em casso de problema nos circuitos elétricos que usam alta voltagem char sempre um especialista, e ao usar a tomada estar calçado com uma sandália de borracha, e ao trocar uma lampada, pegar apenas no bocal e na parte de plastico da lampada, e sempre lembrar que não pode estar molhado quando for mexer com eletricidade.

    Aluno: Abinadabe de Moraes Coutinho n° 1
    Turma: Raimundo Correia

    ResponderExcluir
  41. .
    Importância : A eletricidade é uma das ferramentas que move o mundo. Precisamos da energia elétrica em diversas ações do nosso cotidiano, caso contrário fosse retirado o uso da mesma ocorreriam vários prejuízos como por exemplo nas empresas de carne, automóveis, computação, supermercados, dentre outras empresas. Já pensou uma hora sem energia elétrica? Assim as carnes iriam apodrecer, e não poderia ser vendida para o consumo da população, muitos caros não seriam produzidos. Precisamos da energia elétrica na nossa residência, por causa da iluminação, para o funcionamento dos eletrodomésticos



    Máquinas frigoríficas e ar condicionado
    Iluminação e rede públicas
    Uso domésticos
    Uso na indústria
    Uso no transporte


    * No caso de estar presenciando o momento do ocorrido, procurar imediatamente afastar a vítima com a fonte da corrente elétrica, desligando o interruptor próximo. Caso seja um fio, afaste da pessoa com um instrumento de material não condutor que esteja seco (madeira, plástico, pano grosso, borracha, com exceção de materiais de metal), procure locomover a vítima também com algum desses instrumentos, uma vez que ela estará energizada e poderá assim, transmitir o choque a você.

    * Aguarde uns segundos e inicie os procedimentos de socorro, já tendo acionado um serviço especializado antes. Observe os sinais e se a vítima estiver inconsciente, sem pulso ou respiração, aplique as técnicas de ressuscitação com massagem cardíaca e respiração artificial.

    * Deve-se desapertar as roupas e ficar atento aos sinais vitais, ainda que a vítima tenha recuperado a pulsação e a respiração. Em casos de choques, essas variações de quadro são comuns, e pode ser necessária nova intervenção de reanimação.



    Aluna: Larissa Santos Neves Alves de Morais
    N: 20
    Sala: Raimundo Correia
    Turno: Matutino

    ResponderExcluir
  42. Aluno: Thiago Carvalho Martins
    N°32
    Turma: R. Correia - Matutino


    1. A energia elétrica é o que move o nosso mundo, não somente no que se diz respeito ao conforto, mas, nas mais diversas tarefas diárias, também no quesito segurança e saúde.
    2. Televisão, Computador, Geladeira, iluminação pública etc.
    3. Nunca mexa na parte interna das tomadas, seja com os dedos ou com objetos (tesouras, agulhas, facas, etc.);
    Nunca deixe as crianças brincarem com as tomadas. Vede todas as tomadas com protetores especiais ou um pedaço de esparadrapo largo;
    Ao trocar lâmpadas, toque somente na extremidade do suporte (de porcelana ou plástico) e no vidro da lâmpada elétrica. Se possível, desligue a chave geral antes de fazer a troca;
    Nunca toque em aparelhos elétricos quando estiver com as mãos ou o corpo molhados;
    Ao se deparar com alguém que está levando um choque elétrico procure cortar a fonte de energia desligando a chave geral ou tente deslocar a pessoa, afastando a usando um material isolante como por exemplo um pedaço de madeira, notifique se de que o pedaço de madeira esteje seco para evitar a condução da carga até você.

    ResponderExcluir
  43. 1- A eletricidade está presente em tudo a nossa volta, para usarmos as redes sociais, para assistir TV, para tomar banho..
    Usamos eletricidade em tudo que vamos fazer.

    2- Indução eletromagnética, motor elétrico, transformador, gerador, etc...

    3- Desligue e retire o plugue da tomada quando for limpar os aparelhos eletrodomésticos.

    Aparelhos eletrônicos, inclusive, devem ficar afastados da pia, chuveiro ou banheira porque, se caírem na água, podem sofrer uma pane elétrica e dar um choque em quem estiver usando.

    Nunca tente podar árvores próximas à rede elétrica.

    Não faça consertos nas instalações elétricas internas se não entender bem do assunto. Chame um profissional da área.

    * As medidas a serem tomadas quando alguém está levanto um choque elétrico: 1- Interrompa a corrente;
    2- Pedir ajuda;
    3- Aplicar os primeiros socorros para manter a vítima viva até a chegada do socorro médico.

    BÁRBARA MAXIMIANO NOGUEIRA
    SALA: RAIMUNDO FONTINELE
    NÚMERO: 10
    TURNO: MATUTINO

    ResponderExcluir
  44. 1-A energia elétrica está sempre presente em nosso cotidiano, na higiene, na limpeza de nossas moradias, na preparação e conservação de nossos alimentos, quando queremos nos comunicar, na obtenção de novas informações e em tantas outras ações.
    2-Gerador
    Ar condicionado
    TV
    Ventilador
    Iluminação pública
    3-Antes de qualquer conserto nas instalações elétricas internas, desligue a chave geral (disjuntor). Para facilitar identifique com etiquetas o quadro de luz.
    *Como agir quando nos deparamos com alguém levando um choque elétrico - procurar imediatamente afastar a vítima com a fonte da corrente elétrica, desligando o interruptor próximo. Caso seja um fio, afaste da pessoa com um instrumento de material não condutor que esteja seco (madeira, plástico, pano grosso, borracha, com exceção de materiais de metal).
    ILANE TERTO BARBOSA DE SOUSA.
    N°15.
    JOSUÉ MONTELLO.
    MATUTINO.

    ResponderExcluir
  45. 1-A energia elétrica está sempre presente em nosso cotidiano, na higiene, na limpeza de nossas moradias, na preparação e conservação de nossos alimentos, quando queremos nos comunicar, na obtenção de novas informações e em tantas outras ações.
    2-GeradorAr condicionado TVVentilador Iluminação pública.
     3-Antes de qualquer conserto nas instalações elétricas internas, desligue a chave geral (disjuntor). Para facilitar identifique com etiquetas o quadro de luz. 
    *Como agir quando nos deparamos com alguém levando um choque elétrico - procurar imediatamente afastar a vítima com a fonte da corrente elétrica, desligando o interruptor próximo. Caso seja um fio, afaste da pessoa com um instrumento de material não condutor que esteja seco (madeira, plástico, pano grosso, borracha, com exceção de materiais de metal). 
    FRANÇUELE VIERA DA SILVA
    N/10
    JOSUÉ MONTELLO
    MATUTINO

    ResponderExcluir
  46. 1° A energia elétrica é importante, porque através dela as pessoas podem se comunicarem, se interagirem. Sem energia não poderíamos pensar em Internet, Telefone, Geladeira, Televisão, Rádio,lâmpada, Computador, Metrô, Aparelhos Médicos, e tantos outros aparelhos tecnológicos que só são possíveis graças à energia elétrica.
    2° A energia elétrica pode ser aplicada em iluminação de exteriores tais como ruas, jardins, praças, abrigos de ônibus, guaritas de vigilância,etc.
    3° _Para se proteger do choque dentro de casa, a dica principal é fazer a manutenção da rede elétrica,manter sempre os fios encapados,outra medida que pode ajudar bastante em casa são os protetores de tomada. Em caso de raios ou trovões, a recomendação é tirar todos os aparelhos eletrônicos da tomada e evitar atender ao telefone para se proteger.
    _Caso alguém leve um choque,a primeira medida a ser tomada é desligar a chave elétrica da casa, não é recomendado encostar na pessoa que está levando o choque, porque isso pode ser fatal.
    Aluna: Fabricia de Oliveira Santos n°05
    Sala : Josué montelo

    ResponderExcluir
  47. 1- A energia elétrica está sempre presente em nosso cotidiano, na higiene, na limpeza de nossas moradias, na preparação e conservação de nossos alimentos, quando queremos nos comunicar, na obtenção de novas informações e em tantas outras ações. Para conseguirmos realizar todas essas atividades necessitamos de alguns aparelhos que funcionam com essa energia, como: o chuveiro elétrico, aspirador, forno elétrico, liquidificador, batedeira, a geladeira, o telefone, computador , a televisão.


    2- Gerador electrostático, Motor eléctrico, Transformador
    3- Para se proteger dentro de casa, a dica principal é fazer a manutenção da rede elétrica a cada 10 anos, no máximo. Além disso, é bom usar chinelo de borracha para trocar a temperatura do chuveiro, mas como alertou o químico Luiz Fernando Pereira, o chinelo não é tão eficaz na prevenção de choques muito intensos, é apenas um cuidado a mais.
    Para socorrer uma pessoa que levou um choque elétrico: 1- Desligue a fonte de energia 2- Chame ajuda e liguei para o Samu no 192. 3- Deite a pessoa. 4-Cheque a respiração. 5- Cheque o pulso no pescoço. 6-Se não houver batimentos, faça massagem cardíaca.
    Aluna:Erica Pereira N°07
    Sala: Raimundo Fontinele

    ResponderExcluir
  48. 1
    Energia Elétrica Conceito de energia elétrica
    Tipo de energia gerada pela diferença de potencial elétrico (Tensão elétrica) entre dois pontos, ocasionando a corrente elétrica. Sua unidade de medida é o VOLT. A energia elétrica pode ser considerada também um subproduto das energias mecânicas, térmicas, nuclear, hidráulica e eólica.A importância da energia elétrica
    A energia elétrica é o que move o nosso mundo, não somente no que se diz respeito ao conforto, mas, nas mais diversas tarefas diárias, também no quesito segurança e saúde.
    Em praticamente tudo que fazemos, há o uso de energia elétrica. Basta ficarmos um dia sem televisão, computador, microondas, iluminação pública, etc... Para notarmos o quanto é importante.
    Até mesmo para a segurança das pessoas, no que se dizem respeito à iluminação urbana, semáforos ou comunicação, a energia elétrica é indispensável para a rotina diária.
    Formas de obtenção de energia elétrica
    No Brasil destaca-se a produção de energia elétrica por meio de hidroelétricas. Porém em muitos lugares pelo mundo, as formas mais comuns de geração de energia elétrica são as produzidas por usinas nucleares e usinas térmicas a base de carvão.
    A produção de energia elétrica por meios renováveis ainda caminha a passos lentos no Brasil e no mundo. Mas é a promessa para os próximos anos, devido à escassez dos recursos naturais.
    Meios de produção de energia elétrica: energias mecânicas, usinas termoelétricas, usinas nucleares, usinas hidrelétricas, usinas eólicas e usinas solares.
    Desenvolvimento
    Eletricidade:
    A eletricidade está presente a todo tempo ao nosso redor e até em nós mesmos. Na natureza a eletricidade pode ser observada no relâmpago, uma grande descarga elétrica produzida quando se forma uma enorme tensão entre duas regiões da atmosfera.
    2- Gerador electrostático, Motor eléctrico, Transformador
    3-Para evitar : 1: Nunca mexa na parte interna das tomadas, seja com os dedos ou com objetos (tesouras, agulhas, facas, etc. ..
    2: Nunca deixe as crianças brincarem com as tomadas. ...
    3: Ao trocar lâmpadas, toque somente na extremidade do suporte (de porcelana ou plástico) e no vidro da lâmpada elétrica.

     * No caso de estar presenciando o momento do ocorrido, procurar imediatamente afastar a vítima com a fonte da corrente elétrica, desligando o interruptor próximo. Caso seja um fio, afaste da pessoa com um instrumento de material não condutor que esteja seco (madeira, plástico, pano grosso, borracha, com exceção de materiais de metal), procure locomover a vítima também com algum desses instrumentos, uma vez que ela estará energizada e poderá assim, transmitir o choque a você.
    * Aguarde uns segundos e inicie os procedimentos de socorro, já tendo acionado um serviço especializado antes. Observe os sinais e se a vítima estiver inconsciente, sem pulso ou respiração, aplique as técnicas de ressuscitação com massagem cardíaca e respiração artificial.
    * Deve-se desapertar as roupas e ficar atento aos sinais vitais, ainda que a vítima tenha recuperado a pulsação e a respiração. Em casos de choques, essas variações de quadro são comuns, e pode ser necessária nova intervenção de reanimação.
    Aluna: Raniely dos Anjos N° 28
    Sala: Raimundo Fontinele

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pela participação!