Desafios (a todos os internautas)

Olá, queridos alunos e amigos. Listo a seguir alguns desafios de Física para você revolver. 

Desafio 1: Manômetro é um instrumento utilizado para medir pressões. A figura a esquerda ilustra um tipo de manômetro, que consiste em um tubo em forma de U, contendo mercúrio (Hg), que está sendo utilizado para medir a pressão do gás dentro do botijão. 
Se a pressão atmosférica local é igual a 72 cm Hg, qual é a pressão exercida pelo gás?
Dica: A resolução dessa questão exige conhecimentos de hidrostática, ou seja, estática dos fluidos.

Desafio 2 O tanque de expansão térmica é uma tecnologia recente que tem por objetivo proteger caldeiras de aquecimento de água. Quando a temperatura da caldeira se eleva, a água se expande e pode romper a caldeira. Para que isso não ocorra, a água passa para o tanque de expansão térmica através de uma válvula; o tanque dispõe de um diafragma elástico que permite a volta da água para a caldeira. Suponha que você queira proteger uma caldeira de volume 500 L, destinada a aquecer a água de 20 °C a 80 °C; que, entre essas temperaturas, pode-se adotar para o coeficiente de dilatação volumétrica da água o valor médio de 0,00044/°C e considere desprezíveis a dilatação da caldeira e do tanque. Sabendo que o preço de um tanque de expansão térmica para essa finalidade é diretamente proporcional ao seu volume, assinale, das opções fornecidas, qual deve ser o volume do tanque que pode proporcionar a melhor relação custo-benefício. 
Dica: A resolução dessa questão exige conhecimentos de dilatação térmica dos sólidos e líquidos.

Comentários

  1. Quando 500 L de água são aquecidos a essa temperatura o volume passa a ser de 513,2 L, então, o tanque de expansão tem de ter, no mínimo, 13,2L de volume. Parabéns pelo blog, professor! Essa foi uma boa pergunta, espero responder outras mais. o_O

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Sóstenes, sempre é um prazer receber elogios de pessoas como você. Que você continue sendo esse aluno exemplar. Sempre que puder, por favor, divulgue o endereço do nosso blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pela participação!