DESAFIO - ALUNOS DA 1ª SÉRIE

Num dia chuvoso, um vaso cilíndrico, inicialmente vazio, ficou exposto à chuva o dia todo. Cessada a chuva, verificou-se que o nível da água dentro do vaso estava a 150 mm de altura em relação ao fundo, conforme mostra a figura. Diz-se, então, que ocorreu uma chuva de 150 mm. Essa altura seria diferente se o vaso cilíndrico fosse mais largo, ou seja, se o diâmetro de sua embocadura fosse maior?

Comentários

  1. Segundo minhas conclusões: O volume seria o mesmo, mas como a largura do recipiente aumentou irá aparentar ter menos liquido por que a altura da coluna de água ficará mais baixa, mas não mudará o volume, se mudar a largura do recipiente e a fita lateral que mede a altura do volume de liquido mostrar o mesmo volume de água.



    bjaum*--*... Maria Avani ---1º ano

    ResponderExcluir
  2. **Gostaria de lançar uma pergunta:

    Um gás é mantido a volume constante. Se a sua temperatura aumentar qual das alternativas abaixo ocorrera em relação a VELOCIDADE MEDIA DAS MOLECULAS e PRESSAO DO GAS respectivamente:

    a)aumenta – diminui
    b)diminui- aumenta
    c)permanece constante –permanece constante
    d)aumenta-aumenta




    bjaum*--* Maria Avani---1º ano

    ResponderExcluir
  3. permanece o mesmo volume.pois so o recipiente mudaria e quantidade de agua não.

    ResponderExcluir
  4. O volume de água seria o mesmo: 150 mm, porém como o recipiente(vaso)seria mais largo, aparentemente teria menos água.Resumindo: o volume de água permaneceria o mesmo, pois apenas o recipiente foi alterado e não o conteúdo!

    ResponderExcluir
  5. Pra questão que a Vany deixou ai, eu acho que é a letra d. Pois a velocidade média das moléculas aumenta, pois ao dar calor ao sistema as moléculas envolvidades ganham maior energia cinética (do movimento), devido à sua velocidade, que será maior.
    Da mesma forma a pressão do gás aumenta!!!

    ResponderExcluir
  6. Valeuh aii janmérciooo!!!!!



    bjaum...Maria Avani---1º ano

    ResponderExcluir
  7. Olá turminha MARAVILHOSA, parabéns pelas excelentes postagens. Muito interessante a questão deixada por Maria Avani, darei a resposta com comentários, após a participação de mais coleguinhas da turma. Um forte abraço para todos vocês. E continuem participando...

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Não. Mesmo se aumentar o tamanho do cilindro a altura vai continuar a mesmo sendo no caso 150 mm e se diminuísse o tamanho iria continuar 150 mm também.

    ResponderExcluir
  10. Assim, a altura sera a mesma mas, o volume almentara por causa que almentou o seu diametro ou seja sua embocadura.

    ResponderExcluir
  11. Assim, a altura sera a mesma mas, o volume almentara por causa que almentou o seu diametro ou seja sua embocadura.





    Adolfo 1º ano Escola Pio XII

    ResponderExcluir
  12. Assim, a altura sera a mesma mas, o volume almentara por causa que almentou o seu diametro ou seja sua embocadura.





    Adolfo 1º ano Escola Pio XII

    ResponderExcluir
  13. O volume vai ser sempre o mesmo, pois com o alargamento do vidro vai parecer que tem pouca água.



    *wberlon--1º ano

    ResponderExcluir
  14. Na minha opinião o volume seria o mesmo(150 mm de altura, em relação ao fundo).
    A água(o conteúdo)será o mesmo, pois o que mudou foi onde seria colocado o conteúdo(vaso) e ñ o produto!

    Mas, aparentemente seria menos o nivél de água pelo fato do vaso ser mais largo.


    Manúh !

    I ano, PiOo ¹2

    ResponderExcluir
  15. Ha de se pensar que a altura diminiu. Mas se observarmos bem, o volume e a quantidade de água que entrarão no recipiente será proporcionalmente maior. E se considerarmos que a nova embocadura ficou exposto a chuva por um período de tempo igual a da menor, concluiremos que a altura permanecerá cte.

    ResponderExcluir
  16. Eu acabei de resolver esse exercicio no meu livro, e para minha surpresa eu respondi errado. O enunciado da a grande sacada: "Diz-se, então, que ocorreu uma chuva de 150mm". Sem antes pensar, recorri à formaula do cilindro, a qual me diz que a altura é inversamente proporcional ao diâmetro. Sendo assim, se eu aumentar o diamentro, consequentemente a altura do líquido diminuirá, pois estamos trabalhando com o mesmo volume, certo? Errado. Foram 150mm de chuva, e para quem ainda tem dúvida, como muitos que nem sabe o que estão falando, poderia ser o diametro de um estádio de futebol que continuaria 150mm de chuva, ou seja, a altura permeneceria sempre a mesma.
    O que me deixa puto é que essas pessoas que não sabem de nada acabam confundindo mais ainda quem tem dúvida.

    ResponderExcluir
  17. é só notar que a chuva é uniforme ,isto é , para uma rede de nuvens cujas dimensões são muito maiores que o diâmetro do cilindro, a altura continua a mesma, pois as gotas caem com mesma velocidade ao longo de toda a área.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pela participação!