Ondulatória

Podemos classificar como uma onda, qualquer perturbação ou vibração em um meio específico. As ondas produzem diversos movimentos, já que elas são formas de transmissão de energia (mecânica ou eletromagnética), como por exemplo, o movimento que ocorre quando lançamos uma pedra dentro de um rio.
Chamamos de ondulatória a parte da física que é responsável por estudar as características e propriedades em comum dos movimentos das ondas.

A onda não é capaz de se originar sozinha, visto que ela apenas faz a transferência de energia cinética de uma fonte. Portanto, fonte é o objeto ou meio capaz de criar uma onda.

As ondas podem ser classificadas segundo a natureza, o tipo de vibração e quanto à direção da propagação.

- Quanto à natureza:

Ondas Mecânicas: Necessita de um meio natural para se propagar. Ex: ondas sonoras.
Ondas Eletromagnéticas: Não precisa de um meio natural para se propagar. Ex: raio-x, ondas de rádio, luz, etc.

- Quanto à direção da vibração:

Ondas Transversais: Vibram perpendicularmente à propagação.
Ondas Longitudinais: Vibram de acordo com a propagação.

- Quanto à direção da propagação:

Unidimensionais: Se propagam em apenas uma direção. Ex: onda de uma corda.
Bidirecionais: Se propagam em até duas direções. Ex: onda provocada pela queda de algum material na água.
Tridimensionais: Se propagam em todas as direções. Ex: ondas sonoras.

Todas as ondas possuem certas características:

Freqüência: Representa o grau de oscilação dos pontos do meio no qual a onda se propaga. A freqüência de uma onda é medida em Hz (hertz), que equivale a 1 segundo. Portanto, se a freqüência é de 75 Hz, podemos afirmar que a onda oscila 75 vezes por segundo. Outro fator importante é que o valor da freqüência sempre é igual ao valor da fonte.

Período: É o tempo que a fonte precisa pra gerar uma onda completa. Relacionando a freqüência (f) com o período (T), temos a seguinte equação:

Comprimento da onda: É o tamanho da onda. Esse comprimento pode ser medido de crista a crista (parte mais alta da onda), do início ao fim ou de vale a vale (parte mais baixa da onda). A crise da onda é denominada pela letra grega lambda (λ).

Velocidade: É a velocidade que a onda leva para se propagar. Para calcularmos a velocidade, temos a seguinte equação:
Amplitude: É a distância entre a parte mais baixa (vale) e a parte mais alta (crista) da onda, ou seja, a “altura” da onda.

Comentários